Brasil recebe o 1º Dia do Quadrinho Gratis

O Dia do Quadrinho Grátis, tradicional evento Norte Americano de HQs, foi finalmente trazido ao Brasil.


A Devir vai promover a data, que integrara as atividades da Virada Nerd 2016 (19 e 20/11), evento que acontecera em lojas especializadas de todo o país. De acordo com o site Universo HQ, diversas editoras irão disponibilizar material gratuito para os eventos. Já confirmaram presença as editoras JBC, Social Comics, LeYa, Quadrinhos na Cia, NewPop, Novo Século, Instituto dos Quadrinhos e Nemo.
A Devir irá fazer uma transmissão para os eventos via streaming, recebendo perguntas e interações via TWITTER. Além de quadrinhos, os eventos terão atividades relacionadas a card games, jogos de tabuleiro, graphic novels, action figures, brinquedos e vários produtos relacionados. A Devir, com a colaboração dos seus parceiros, enviará kits contendo material que deverá ser usado pelas lojas para sorteios e distribuição de brindes.

O Free Comic Book Day surgiu em 2001, quando o varejista Joe Field resolveu criar uma data para marcar a saída da crise causada pela quebra da bolha especulatória dos quadrinhos nos anos 1990. Aproveitando a recém iniciada onda de filmes de super-heróis na época, Field marcou o Free Comic Book Day para a mesma semana em que estrearia o primeiro filme do Homem-Aranha, em maio de 2002, para aproveitar o zunzunzum gerado pela produção.
Desde então, a Diamond Comics Distributors, maior distribuidora de quadrinhos do mercado dos EUA, tem organizado o evento. As editoras costumam usar a data estrategicamente, promovendo suas linhas editoriais. Neste ano, por exemplo, a Marvel lançou o prequel de Guerra Civil 2.

Fonte: Universo HQ