Nintendo Switch - Fatos, Rumores e Perguntas


Enquanto o mundo aguarda ansiosamente a apresentação do console que ocorrerá ao vivo em Tóquio, Japão, no dia 12 de janeiro às 8 horas da noite por lá, dia 13 por aqui às 2 horas da manhã no horário de Brasília. Fizemos um pequeno resumo de fatos, rumores e dúvidas sobre o Nintendo Switch.


DO NX AO SWITCH

A primeira vez que o grande público ouviu falar do Nintendo Switch foi em 17 de março de 2015, na ocasião o console se chamava NX. Disse Satoru Iwata, presidente da Nintendo, falecido em 11 de julho no mesmo ano:
“A Nintendo, juntamente com a DeNA, desenvolverá em conjunto um novo serviço que unificará o Nintendo 3DS, Wii U, o novo hardware que se chamará NX, dispositivos inteligentes e PCs.” 
Fonte: Eurogamer.net

A DeNA é uma empresa japonesa que atua nos serviços para dispositivos móveis, a companhia é proprietária da Mobage, uma das maiores plataformas de jogos para celulares no Japão. A DeNa permanece como parceira conforme veremos mais para frente.


O nome Switch, segundo a companhia:
"A ideia de ser um 'switch' (seletor) que vai virar e mudar a maneira como as pessoas tem a experiência de entretenimento no seu cotidiano."
O reflexo dessa escolha pode ser visto no trailer, é essa escolha entre jogar em casa como um console de mesa e um portátil.

Fonte: Siliconera

Pergunta
  • Afinal, o que significa NX?


HARDWARE E SOFTWARE

O trailer de apresentação do Nintendo Switch não convenceu os investidores, a Bethesda negou que estivesse trabalhando em uma versão de Skyrim para o Nintendo Switch - jogo este presente no trailer do console - e uma falha na edição, mostrou que pelo menos um jogo não estava rodando no aparelho.

Realidade Virtual?!
A primeira aparição pública do Nintendo Switch aconteceu no programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon do dia 07 de dezembro de 2016, que teve a presença do presidente e COO (Chief Operating Oficcer / Diretor de Operações) da Nintendo of America, Reggie Fils-Aimé, e de Shigeru Miyamoto.


Fonte: Niche Gamer

Pudemos conferir que tanto no trailer, quanto na apresentação pública alguns aspectos do aparelho que iremos explorar agora. Realmente trata-se de um híbrido console de mesa e portátil, o Nintendo Switch é composto de três partes: Switch Console, Switch Dock e o Joy-Con.


SWITCH CONSOLE

A unidade principal do Nintendo Switch é o Switch Console, trata-se de um tablet, de medidas aproximadas de 184,1 X 106,4 mm, com uma tela de LCD, possivelmente uma linha de LCD da Sharp, de 6.2 polegadas, 720p e 30 fps.

Possui um suporte de armação na parte de trás do aparelho que permite que ele fique em pé em superfícies planas.


Há uma entrada para cartões (Game Card) - nada de discos - e ao lado uma entrada para fones de ouvido jack 3.5 mm.


O processador do Nintendo Switch provavelmente é o NVIDIA Tegra X1, baseado na tecnologia Maxwell de segunda geraçãoporém há rumores que seja o NVIDIA Tegra X2, este possui 4 núcleos Cortex A57, que também estão presentes no Tegra X1, com a adição de 2 núcleos customizáveis chamados de Denver2 que suportam a arquitetura Pascal. Os gráficos em arquitetura Pascal são vistos em placas de vídeo para PC como a GTX 1080 e a GTX 1070.

Nas laterais do Switch Console são colocadas duas das três partes que compõem o Joy-Con, no caso o Joy-Con (R) e o Joy-Con (L). Com os dois controles acoplados no tablet, sua dimensão seria de aproximadamente 253,4 X 106,4 mm.

Há rumores que o USB utilizado pelo aparelho seja o do tupo USB-C.

Perguntas
  • O Switch Console terá tela de toque?
  • Se houver tela de toque, haveria uma caneta Stylus?
  • Será região livre?
  • Qual a memória interna?
  • Terá suporte a cartão SD?
  • Terá USB 2.0 ou USB 3.0?
  • Qual a grossura do aparelho?
  • Quão barulhento será para se manter refrigerado?
  • A bateria poderá ser removida?
  • Qual a autonomia da bateria?
  • Serviço online pago?
  • Retrocompatibilidade?
  • Streamming de jogos?


SWITCH DOCK

O Switch Dock é um docking station onde o Switch Console é acoplado, o Switch Dock funciona como recarregador e também serve para transmitir a imagem do aparelho para a televisão.

Com o Switch Console no Switch Dock, é possível que a imagem transmitida para a televisão seja de 1080p e 60 fps.


Pergunta
  • As duas entradas laterais seriam USB?

JOY-CON

O Joy-Con é composto de três partes, o Joy-Con Grip, o Joy-Con (R) e o Joy-Con (L). Como dissemos antes, os Joy-Con (R) e (L) podem ser acoplados ao Switch Console.


Cada Joy-Con possui um analógico, 8 botões: dois na parte superior, o Joy-Con (R) possui ABXY, um botão com símbolo '+' e outro circular com o desenho de uma casa (home), enquanto o Joy-Con (L) possui botões que indicam direções, possui um botão com símbolo '-' e outro quadricular.



O Joy-Con Grip possui 8 luzes de led, supomos que podem indicar se os Joy-Con (R) e (L) estão acoplados e também indicar o nível de bateria de ambos.


Perguntas
  • A bateria dos controles poderá ser removida?
  • Qual a autonomia da bateria?
  • Haverá botão share / social?
  • O Joy-Con terá sensor de movimento?

ACESSÓRIOS

Por enquanto os únicos acessórios confirmados são o Nintendo Switch Pro Controller e o suporte veicular.



Entretanto vazaram alguns acessórios da Hori, famosa  empresa japonesa de acessórios para consoles, como skin tanto para o Switch Dock quanto para o Joy-Con, controle arcade, protetor acrílico, mas nada confirmado de fato.


JOGOS

A Nintendo confirmou algumas parceiras, conforme a figura abaixo. O que reforça a aproximação da companhia japonesa com as desenvolvedoras third-party, pois muitos usuários reclamaram a ausência de jogos AAA multiplataforma no Nintendo Wii U.


Uma suposta lista de jogos da Gamestop teria vazado e trás títulos e datas de lançamentos de jogos como Dragon Quest X, The Legend of Zelda: Breath of the Wild entre outros games.

Títulos confirmados:
Fora isso há projetos da Nippon Ichi Software e da Kadokawa Games.

A lista é pequena, mas na sexta-feira dia 13 às 23:30 e dia 14 às 23:30 talvez sejam divulgados os títulos de fato.

Fonte: Gematsu


MULTIPLAYER

No trailer de divulgação do aparelho, a Nintendo focou bastante na questão do multiplayer local, em um mesmo aparelho, dois jogadores podem se divertir no mesmo Switch Console e cada player usa seu Joy-Con, (R) ou (L).


É possível ligar em uma mesma rede dois ou mais aparelhos.




Pergunta
  • Qual o tipo de conexão que o Nintendo Switch utiliza?


PREÇO

Não há nada confirmado ainda, mas acredita-se que o valor fique em torno de 249,99 dólares, o Nintendo Wii custava isso em seu lançamento, já o Wii U custava 299,99 dólares a versão Basic e 349,99 dólares a versão Deluxe.

O lançamento do aparelho está previsto para março deste ano.

Leia mais sobre Switch e Nintendo aqui no DGDC News.