Logan - Crítica sem Spoiler


Versão Resumida
O melhor filme do Wolverine até sua metade e mais do mesmo dali em diante. 

Versão Longa
Logan, filme dirigido por James Mangold (diretor do ótimo Johnny e June de 2005) e tendo no elenco Hugh Jackman (X-Men: O Filme) no papel de Wolverine, Patrick Stewart (Jornada nas Estrelas: Enterprise) repetindo seu papel de Charles Xavier e Dafne Keen como Laura/X-23.

A história do filme se passa em um futuro alternativo, onde Logan trabalha como motorista particular, uma espécie de Uber de luxo, transportando passageiros de alto poder aquisitivo pela cidades do Texas. Debilitado pelos problemas de saúde, o fator de cura não funciona tão bem quanto no passado, e amargurado com a vida, Logan começa o filme desmembrando criminosos que tentavam roubar as rodas de seu possante veículo, um Chrysler 2024, aliás, o diretor não poupa esforços em fazer de Logan uma película mais adulta ao colocar muita violência explícita e uma nudez (sim, peitinhos) em seu trabalho.

Secretamente, Logan mantém escondido Charles Xavier com a ajuda de Caliban (Stephen Merchant), pois Charles é afastado da civilização por conta de suas crises de convulsão que o faz perder controle sobre seus poderes mutantes, a mente mais poderosa do planeta sem controle é um grande perigo. A sociedade ainda sente ódio em relação aos mutantes, porém de alguma forma, grande parte dos mutantes foi extinta e há muitos anos não nasce um. 

Trabalhando como motorista e cuidando de Xavier, Logan segue sua vida juntando dinheiro para poder levar o Professor X o mais longe possível, entretanto a aparição de uma misteriosa mulher (Elizabeth Rodriguez) lhe reserva grandes surpresas ao trazer consigo uma garotinha chamada Laura, que de alguma forma possui forte ligação com Wolverine.

A partir daí o filme passa a ter perseguições e muita estrada, com Logan, Xavier e Laura fugindo de seus  perseguidores, estes em grande parte são humanos truculentos modificados com membros cibernéticos comandados pelo malvado Donald Pierce (Boyd Holbrook).

Violento e cativante, era o filme do Wolverine que eu aguardava há tempos, caso o longa focasse na fuga pelas estradas até X-23 ser deixada em seu destino, desvencilhando de seus algozes perseguidores, até a forma como o longa-metragem termina seria fantástico, entretanto, na metade da película a coisa toda começa a degringolar com a aparição de um vilão desnecessário e coadjuvantes poderosos que poderiam muito bem ter usado seus poderes para dar fim rapidamente aos seus inimigos, aliás, apenas Laura teria capacidade de acabar com um exército, mas de repente ela perde grande parte de sua força justamente quando começa a...

Infelizmente em sua parte final, o longa começa a inserir muitos elementos que me fez ter a mesma sensação que tive ao ver a balbúrdia de X-Men: O Confronto Final (2006) devido a quantidade de personagens com poderes e a aparição de Deadpool em X-Men Origens: Wolverine (2009), ou seja, decepcionante final para um filme que tinha tudo para ser uma das melhores adaptações de história em quadrinhos para a tela dos cinemas.

Leia mais sobre Logan, X-23, Marvel e Filmes aqui no DGDC News.