HQ Gotham City 1889 sera animada

Uma das histórias alternativas do  Batman  favoritas dos fãs ganhará uma adaptação animada pela Warner Bros. Gotham City 1889, lançada nos Estados Unidos como A Tale of The Batman: Gotham By Gaslight e considerada a primeira história elseworld da DC após a unificação do multiverso da editora em Crise nas Infinitas Terras, narra as aventuras de um Batman na Era Vitoriana durante o auge dos assassinatos de Jack, o Estripador, o serial killer mais famoso do mundo que nunca foi capturado pelas autoridades.


Ela foi originalmente produzida por Brian Augustyn, na época editor e coescritor de Flash com Mark Waid, e por Mike Mignola, na época começando a alçar voo dentro do mercado estadunidense de quadrinhos. A HQ foi lançada no Brasil em duas ocasiões. Primeiro pela Editora Abril, em 1990, na revista especial Um Conto de Batman – Gotham City 1889; anos depois, pela Panini, no encadernado Batman 70 Anos nº 3, de 2009. Desde então, permanece fora de catálogo por aqui.
Apesar de a Warner não ter se pronunciado ainda, o material especial incluso no vindouro desenho animado do estúdio, Batman and Harley Quinn contém informações sobre Gotham City 1889. É interessante notar que é natural, para a DC/Warner, adaptar histórias diversas dos quadrinhos para animações nos últimos anos. Já tivemos Novos Titãs: Contrato de Judas, Batman: Cavaleiro das Trevas, Liga da Justiça: Ponto de Ignição etc. Porém, o conto do Batman selecionado desta vez faz parte do que chamávamos de Túnel do Tempo, histórias elseworlds.

A sinopse oficial do quadrinho diz:

   Em uma época de mistério e superstição, como as pessoas de Gotham reagiriam a uma estranha criatura da noite, um vigilante com vestimentas de morcego temido pelos culpados e inocentes? O primeiro conto Túnel do Tempo reimagina a história do Cavaleiro das Trevas em tempos Vitorianos, colocando-o contra o infame assassino Jack, o Estripador.

A DC investiu o possível na propriedade, lançando uma sequência em 1991 chamada Master of the Future, com arte de Eduardo Barreto, e um hoje raríssimo action figure através de sua extinta linha DC Direct (hoje chamada de DC Collectibles). Houve também um tie-in da maxissérie Contagem Regressiva, de 2008, que se passava naquele universo. Enquanto isso, o que passou a ser chamado de Túnel do Tempo, um selo para abrigar histórias fora da cronologia oficial da DC, se tornou um sucesso, e o Batman foi o personagem que mais teve histórias publicadas sob este guarda-chuva durante os anos 1990 e 2000.