Michael Caine explica o final de A Origem - Contém Spoiler


Durante o evento Film 4 Summer Screen, Michael Caine comentou sobre sua parceria com o diretor Christopher Nolan e como sua carreira recomeçou quando foi convidado a atuar em Batman Begins (2005). Em dado momento, falando à plateia a respeito do filme A Origem (Inception, 2010), o ator comentou que recebeu o roteiro do longa e disse ao diretor que estava confuso com a situação, "eu não sei quando é sonho" disse o ator.

No filme A Origem, os personagens usam totens para saberem distinguir a realidade do sonho, o totem do protagonista da história, vivido pelo ator Leonardo DiCaprio, é um pião, se o objeto rodopiasse continuamente sem cair era um sonho, caso contrário, tratava-se de realidade. A cena final mostrava o pião girando e a cena é cortada deixando a dúvida se o encerramento se passava no sonho ou na realidade. O diretor Christopher Nolan nunca explicou o final, dando margens a diversas teorias.

Christopher Nolan então explicou a Michael Caine o seguinte: "quando você está em cena é o mundo real.", concluiu o ator "se estou em cena é o mundo real, se não estou é sonho."

Opinião
Apesar da explicação ser interessante, para mim vale mais como uma curiosidade, pois a graça de A Origem, que é sem dúvida um bom longa-metragem, é discutir sobre o subjetivo final. Certamente a explicação de Christopher Nolan sobre a presença Michael Caine em cena é como a laranja em qualquer filme da trilogia O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola, agora só resta esperar o diretor confirmar a história.