World of Warcraft Classic já está disponível

WoW Classic foi lançado mês passado, confira a lista do que não é bug e outras novidades.

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Foto: Divulgação/World of Warcraft Classic

Os amantes do clássico MMORPG, sigla de Massive Multiplayer Online Role Playing Game / jogo de interpretação de papéis online e em massa para multijogadores, podem comemorar, World of Warcraft (WoW) Classic,  está no ar desde 26 de agosto, comemorando quinze anos do clássico da Blizzard e trazendo uma experiência mais próxima do jogo lançado originalmente.

Para ter acesso a WoW Classic, o jogador precisa ter uma assinatura ativa de World of Warcraft, não é necessário fazer nenhuma compra adicional. WoW Classic é uma recriação fiel do World of Warcraft original, o mundo, as mecânicas de combate e as árvores de habilidade originais. O jogador terá a oportunidade de explorar um mundo autenticamente clássico e encarar batalhas em raides.

O que é raid / raide?
Raide, do inglês raid, é um tipo de missão realizada nos MMORPG onde um grupo de jogadores tem diferentes objetivos, tais como: 
Enfrentar outro grupo de jogadores, conhecido como PvP, sigla de player-vs-player / jogador versus jogador.
Enfrentar NPC, sigla de non-player character / personagem não controlável, controlados pelo computador 
Enfrentar um inimigo muito poderoso.

WoW foi lançado em 23 de novembro de 2004 e em 2006 ganhava uma atualização, o patch 1.12 que trazia Drums of War / Tambores da Guerra, onde o jogo incentivava a formação de equipe para enfrentar inimigos mais difíceis. Essa é a versão que World of Warcraft Classic é baseada.

Apenas para contextualizar, no Brasil de 2004 a  banda larga já estava disponível no país e outros MMORPG para PC contemporâneos famosos de World of Warcraft eram Tibia, lançado em 7 de janeiro de 1997, e Ragnarök, lançado em 31 de agosto de 2002. Uma das diferenças de WoW para os seus concorrentes na época, era a necessidade de uma assinatura mensal.

World of Warcraft trouxe uma série de melhorias ao longo dos anos, entretanto, há uma comunidade nostálgica dos primeiros anos do jogo, isso fez com que muitos fãs criassem seus próprios servidores para matar a saudade.

Quando foram realizados os testes de World of Warcraft Classic em maio deste ano, os jogadores relataram diversos bugs e a Blizzard tem uma lista do que não é bug e a está atualizando constantemente, para acompanhar as novidades, acesse aqui. A lista abaixo é a mais recente divulgada no fórum da Blizzard e alguns termos originais em inglês foram mantidos.

Lista do que não é bug em WoW Classic
  • As caixas de impacto de Tauren e seu alcance corpo a corpo são um pouco maiores que as outras raças.
  • Ser atingido criticamente ao using / sit para sentar não causa a ativação de habilidades como Enrage, Blood Craze e Reckoning.
  • O uso da opção “Automatic Quest Tracking” não rastreia automaticamente as missões recém-aceitas. (Em vez disso, começará a rastrear uma missão existente quando o progresso em direção a um objetivo for iniciado.)
  • A Health Regeneration do Warrior está funcionando na taxa esperada.
  • Os objetivos das missões e os pontos de interesse não são rastreados no mapa ou no minimapa.
  • As missões completadas são marcadas no minimapa com um ponto. (e não com uma “?”)
  • Jogadores com medo e NPCs correm rápido.
  • Ficar em cima de outros jogadores enquanto estiver olhando para longe permite que magias e ataques sejam usados.
  • As taxas de reaparecimento de criaturas são muito mais lentas do que na Battle for Azeroth.
  • Os NPCs que oferecem várias missões podem exibi-los inconsistentemente como um ponto ou uma “!” na lista de missões disponíveis. Eles eram inconsistentes na versão 1.12 e reproduzimos a inconsistência exata que eles tinham na época.
  • As missões que são de nível muito baixo não aparecem com uma “!” no mundo do jogo.
  • As missões disponíveis não exibem uma “!” no minimapa.
  • Ao subir de nível, a mensagem: "Sua habilidade em Protection aumentou para 15" foi adicionada em 1.12.1, e pretendemos mantê-la.
  • Você não consegue Polymorph os alvos inimigos que são tocados por jogadores com quem você não está agrupado.
  • Em todos os níveis de personagens e inimigos do jogador, o agro radius é definido para a distância pretendida.
  • Objetivos de missões longas não têm quebra de texto.
  • O dano por queda é equivalente aos valores esperados e verificados.
  • O texto da transmissão pode ser visto várias vezes se vários jogadores interagirem com o mesmo NPC.
  • Os sinais WANTED não têm “!” e também não são destacados.
  • Os personagens dos jogadores não são animados ao saquear / interagir com objetos de missão (por exemplo, coletando abóboras).
  • Gnomos e Taurens estão no tamanho correto.
  • A “Melee leeway” está funcionando conforme o esperado no PvE e no PvP.
  • Cone of Cold está se comportando de forma consistente com o Reference Client.
  • Arcade Missiles não colocam o lançador em combate.
  • O efeito de solo da Frost Trap de Hunter deixará Rogues fora de furtividade.
  • A capacidade racial do Berserking Troll está se comportando conforme o esperado e corresponde ao Reference Client.
  • O pet que um Warlock tem ao entrar inicialmente no mundo do jogo não restaura um Soul Shard quando for demitido por seguir uma rota de vôo ou sair do alcance.
  • O alcance do gatilho nas armadilhas do Hunter é reduzido por Stealth quando o jogador furtivo é um nível semelhante ou superior ao Hunter.
  • Soul Link não pode ser dissipado afastando o pet do Warlock.
  • Os pets Succubus e Felhunter de um Warlock não podem lançar feitiços se estiver fora da linha de visão do alvo.
  • O cancelamento manual do Stealth após o uso do Vanish removerá o bônus Vanish, bem como o bônus Stealth.
  • Escape Artist tem uma chance muito pequena de fracassar quando usado para escapar de um efeito que tem uma chance reduzida de ser dissipado (por exemplo, o talento Poisons Vile do Rogue).
  • Rogues não são furtivos pela Blizzard até que eles sofram danos.
  • Provocar pets de Hunter que estão definidos no modo Agressive ou Defensive fará com que eles ataquem o jogador que provocar.
  • A ameaça gerada pelo Battle Shout não é limitada a 5 membros do grupo e aumenta quando afetam alvos como pets de Hunter e de Warlock dentro do mesmo grupo.
  • O baú no final do encontro com The Seven in Blackrock Depths não gera um saque. Cuidado com os Ninjas!
  • Outros jogadores não veem a aljava do Hunter nas costas.
  • O Slam Shield e outras habilidades secundárias não procedem a ataques extras da Windfury.
  • Entrar no World of Warcraft: Battle for Azeroth enquanto estiver jogando o WoW Classic na mesma conta irá desconectá-lo do WoW Classic. Isso também vale para o contrário.
  • Buffs não direcionados, de grupo ou AoE não afetarão membros do grupo ou invasão se você estiver sinalizado para PvP e os membros do grupo ou invasão não estiverem sinalizados para PvP ou vice-versa.
  • É muito fácil não receber créditos de missões por objetivos de escolta no WoW Classic do que em Battle for Azeroth. Siga seus aliados NPC de perto para garantir o crédito da missão!
  • Monstros reaparecerão mais agressivamente quando forem ultrapassados ​​certos limites de suas populações originais em muitas áreas do jogo. Isso está funcionando corretamente e é consistente com o Reference Client.
Considerações sobre Hunter:
  • A “dead zone” do Hunter está funcionando conforme o esperado e é consistente com o Reference Client.
  • O buff do wolf pet do Howl é consumido por qualquer coisa que cause dano, mesmo que não seja beneficiado pelo buff.
  • O dano da habilidade Bite e Claw de um pet do Hunter não será alterado na tooltip com base na felicidade do pet. A tooltip sempre exibirá o dano como se o pet fosse Content (amarelo). Isso é consistente com o Reference Client.
  • Às vezes, as armadilhas não podem ser acionadas se um jogador se mover sobre elas muito rapidamente (ou seja, a habilidade Warrior’s Charge). Esse comportamento é consistente com o Reference Client.
  • O Auto Shot não produz som quando lançado durante a animação de Mark do Hunter e algumas outras habilidades.
  • Scatter Shot, Wyvern Sting e Freezing Trap compartilham retornos decrescentes.
  • O efeito de solo da Frost Trap do Hunter caçará os jogadores de furtividade.
  • A taxa na qual o foco do pet é regenerado nem sempre é consistente.
    • Nota: Embora a quantidade real de foco que pode ser gerada por tick seja inconsistente, a quantidade total gerada ao longo do tempo é plana e consistente. Existem pequenas variações no tempo entre os ticks que fazem com que isso seja exibido inconsistentemente.
  • O aggro radius do pet está funcionando corretamente e conforme o esperado. Isto é, era extremamente inconsistente no WoW original e permanece inconsistente no WoW Classic.
  • Os pets "lembram" os alvos que foram instruídos a atacar anteriormente e, ao enviar um pet para atacar um alvo diferente, o pet retornará para atacar quaisquer alvos remanescentes que foram instruídos a atacar quando o alvo atualmente envolvido morrer.
  • Pets que foram instruídos a atacar alvos mortos com uma habilidade ou ataque especial tentarão se aproximar e atacar o alvo morto, mas retornarão ao lado do Hunter quando a habilidade falhar.
  • Outros jogadores não veem a aljava de um Hunter nas costas.
  • Às vezes, os Hunters podem sofrer um pequeno atraso antes de reformular o Auto Shot após a mudança.
    • Nota: Existe um temporizador oculto de “repetição” que ocorre se o caçador estiver em movimento quando o temporizador de giro normal terminar. Esse cronômetro verifica o movimento do Hunter antes de tentar retomar o disparo automático e atualiza a cada 500 ms quando o caçador está em movimento. Isso significa que, se um Hunter estiver se movendo e parar de se mover logo após a atualização do cronômetro, será necessário aguardar até que o cronômetro de repetição verifique novamente para confirmar se você não está mais se movendo e pode retomar a transmissão automática. Isso não é resultado de lotes ortográficos ou de batimentos cardíacos do servidor e é específico para a funcionalidade do Auto Shot do Hunter. Isso é consistente com a funcionalidade Auto Shot no Reference Client.
Como esperado, o número de jogadores de World of Warcraft Classic extrapolou as expectativas da Blizzard, foram estimados mais de dois milhões de players, e os servidores tiveram problemas, as filas de espera chegaram a mais de três horas. É fato que com o tempo essa demanda irá diminuir, mas enquanto isso não acontece, a Blizzard abriu mais servidores para amenizar a situação.

Blizzard está comprometida com os jogadores de World of Warcraft Classic e já prometeu as seguintes fases:
  • Fase 1 (também conhecida como Vanilla): Molten Core, Onyxia, Maraudon
  • Fase 2: Dire Maul, Azuregos, Kazzak
  • Fase 3: Blackwing Lair, Darkmoon Faire, Darkmoon Deck
  • Fase 4: Zul’Gurub, Green Dragons
  • Fase 5: Início da Ahn’Qiraj War Effort, as raids  de Ahn’Qiraj começam de acordo com a progressão da War Effort, reconfiguração do loot de Dungeon (equipamento de dungeon de qualidade Tier 0.5, relíquias, localização e ajustes de taxa de drop)
  • Fase 6: Naxxramas, Scourge Invasion
Para as PvP haverá as seguintes fases:
  • Fase 1 (também conhecida como Vanilla): o PvP estará disponível, mas ele não apresentará nenhuma recompensa ou rastreamento de estatísticas para alinhar as peças
  • Fase 2: Honor System (incluindo Dishonorable Kills) será introduzido, PvP Rank Rewards
  • Fase 3: Alterac Valley (versão 1.12), introdução do campo de batalha Warsong Gulch 
  • Fase 4: Arathi Basin
  • Fase 6: PvP mundiais em Silithus e Eastern Plaguelands
Os planos de assinatura que dão acesso a World of Warcraft e World of Warcraft Classic são:
  • 1 mês - US$ 7,90 por mês
  • 3 meses - US$ 21,90, US$ 7,30 por mês
  • 6 meses - US$ 37,90, US$ 6,30 por mês
A recomendação para que o jogo rode satisfatoriamente é: 
Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
Processador: Intel Core i7-4770 ou AMD FX-8310 ou superior
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 960 4GB ou AMD Radeon R9 280 ou superior
Armazenamento: 70GB de espaço disponível em SSD
Internet: Conexão de internet banda larga
Entrada: Mouse com botões múltiplos e roda de rolagem
Resolução mínima: 1024 x 768 do monitor