Review: Destiny Connect um bom RPG da Nis America




Chega nesta terça-feira, dia 22/10/2019, o jogo de RPG por turnos Destiny Connect - Tick-Tock Travelers para Nintendo Switch e PlayStation 4. Desenvolvido pela Nippon Ichi Software e publicado pela NIS America.

Destiny Connect é um RPG clássico, daqueles de turnos baseados na velocidade do seu personagem, ou seja, personagens mais velozes atacam primeiro e/ou mais vezes que os demais.

A história do game é simples porém cheia de reviravoltas. O jogo começa contando a história de Sherry Aldeis no ano de 1999 na cidade de Clocknee. O pai da nossa protagonista está trabalhando fora a quase 6 meses e promete que irá voltar para o ano novo, o que faz Sherry e sua mãe esperem sua chegada até quase o momento da festa do Soulman. Porém na virada para o ano 2000, todos os cidadãos de Clocknee ficam paralisados no tempo dando assim o inicio das aventuras de Sherry e seu melhor amigo Pegreo.

A medida que vamos jogando, vamos nos inteirando da história do game, ao visitar as diferentes épocas em Clocknee. Viajamos para 1970 onde Sherry conhece seus pais com apenas 10 anos de idade, viajamos para o ano 2030 onde vimos uma Clocknee totalmente destruída e também para o ano 1000 onde conhecemos o responsável pela criação da cidade.

O jogo é dividido em 16 capítulos, o curioso é a relação dos personagens do seu time. Em certo momento, Truth (pai de Sherry em 1970) entra no grupo, mais tarde Altana, um personagem do futuro que também tem relação com os personagens principais, entra para fechar os personagens jogáveis.

O sistema de jogo é simples e intuitivo, cada personagem tem habilidades compatíveis com suas personalidades, porém ao chegar o ultimo personagem, Altana, você é livre para escolher os membros de seu time. Apenas, o robô Isaac não pode sair do grupo. Falando neste ultimo, Isaac é como se fosse o personagem principal da trama, caso ele morra o jogo termina. Ele não consegue utilizar itens porém ele ganha a possibilidade de ressuscitar um dos personagens com uma habilidade específica.

As armas são únicas para cada personagem podemos colocar apenas duas modificações na arma e equipar as armaduras e um acessório. Nas lojas apenas compramos os itens, as armaduras além dos modificadores e acessórios.


Os personagens do game são:

Sherry:  A personagem principal da história, uma garota destemida e curiosa. Sherry é um dos personagens mais bem balanceados do game com bons golpes ofensivos e defensivos.

Pegreo: Amigo inseparável de Sherry. Pegreo é muito medroso e sempre quer ficar longe das confusões. Pegreo é um bom personagem, ele tem algumas habilidades de armadilhas e bons golpes.

IsaacIntelligent Spacetime Acceleration Array Circumventor (ou algo como matriz acumuladora de aceleração de tempo-espaço inteligente) é nossa máquina do tempo, onde os personagens fazem as viagens entre as eras. É o único personagem que não pode sair do grupo. Ele possuí ao todo 6 formas diferentes, cada uma com habilidades, golpes e defesas diferentes.

Truth: É o pai de Sherry porém com apenas 10 anos. Ele entra no grupo após derrotarmos um chefe do jogo e recebermos a visita de Soulman. Suas habilidades são musicais, por isso são de efeitos. Truth pode inspirar os aliados ou colocar efeitos negativos nos inimigos.

Altana: Garoto misterioso que salva Sherry e Pegreo em 1999. A medida que jogamos sabemos que ele vem de um futuro distópico de 2030, que sua mãe estava lutando contra as máquinas e que seu pai morreu. É o personagem mais forte do jogo, com boas habilidades e golpes mais fortes.

Os demais personagens não jogáveis são Aria (mãe de Sherry), o Pai, Linda (avó de Sherry), Dumpty (pai de Pegreo e melhor amigo de Truth) e o maluco Doutor Cheatstein criador de Isaac.

As batalhas do jogo são simples, os inimigos aparecem na tela e permitem o jogador definir se quer ou não batalhar. Porém devemos ter cuidado pois caso o inimigo nos veja ele corre atras dos personagens.
Pegando inimigo distraído podemos atacar primeiro


Porém também podemos ser surpreendidos
Os personagens tem os pontos de vida (HP) e os pontos de habilidade (SP). As habilidades são usadas em uma mecânica legal. Temos 3 niveis de habilidades onde que no primeiro nível gastamos 100 de SP e no 3 nível gastamos 300 de SP, ou seja devemos dosar os golpes para utilizar as habilidades mais fortes. O SP volta ao passar os turnos ou com habilidades.
Forma Samurai de Isaac

Como dito anteriormente, Isaac possui 6 diferentes formas, cada uma com habilidades diferentes o que deixa o jogo mais dinâmico e legal. Porém ficamos por muito tempo com a primeira forma (Guardian) e a segunda forma (Rescue) o que faz preterir as demais formas ao final do game. Fiquei tanto tempo com apenas as duas formas que achei que as demais formas seriam liberadas em um eventual "new game". Isaac ainda ganha no game as habilidades EX que são utilizadas ao encher um medidor específico. O divertido da mecânica das formas é que você pode se transformar em uma forma utilizar uma habilidade e depois voltar para outra forma.

As formas de Issac são:

  • Guardian (forma inicial)
  • Rescue
  • Outlaw
  • Champion
  • Samurai
  • Beast
Cada forma, além de ter habilidades únicas, tem mapas de habilidade onde você pode usar as "gears" para melhorar os atributos de cada forma.
Por exemplo, a forma Guardian tem um atributo de regeneração automática. Você pode utilizar uma  "gear" de bronze para voltar 10 de HP de Isaac por turno ou uma de Ouro para voltar 30 de HP.

Mapa de Habilidades da Forma

Basicamente, o jogo é um RPG para atrair novos jogadores, eu particularmente gostei muito do jogo porém ele pode frustrar alguns amantes do gênero por seu modo simplista. O jogo é bem linear, as missões sempre estão destacadas no mapa com dicas e marcação do local onde você deve ir. Além destas facilidades, você pode teletransportar para qualquer lugar já visitado, o que poupa tempo e ao mesmo tempo reduz o tempo de jogatina. Demorei cerca de 25 horas para terminar o game, porém creio que se não parar para evoluir no começo dá para terminar tranquilamente entre 18 a 20 horas de gameplay.

Os pontos positivos do game:
  • Trilha sonora
  • Personagens Cativantes
  • Bonita animação dos cenários e Personagens
  • Sistema simples porém eficiente de RPG Turn-Based
  • História com reviravoltas
Os pontos negativos do game:
  • Jogo Simplificado
  • Level máximo baixo (o jogo vai apenas até o level 50)
  • Linearidade
  • Pouco tempo de Gameplay


Apesar dos pontos negativos citados, Destiny Connect é um bom RPG e que vale a pena ser jogado. Ao final da jornada, você fica com gostinho de quero mais. Com uma boa história e excelente trilha sonora, o novo jogo da NIS é uma boa pedida para os amantes do gênero.




A equipe do DGDC News agradece a NIS America por gentilmente ceder uma cópia do game para o Review do Game. Jogamos a versão de Nintendo Switch.