Switch oficialmente no Brasil, o que isso significa?


Por Jorge Miashike

Segundo o site Tecnoblog, o Nintendo Switch Lite (HDH-001), kit para desenvolvedores Switch Lite (HDH-002) e Switch padrão (HAT-001) são homologados pela Anatel, clique aqui para buscar as informações no site da Anatel, e o Nintendo Switch está passando pela estatal, ou seja, os aparelhos da Nintendo passarão a ser vendidos no Brasil de maneira regularizada. Os controles do Switch, tanto o Joy-Con (L) (HAC-015), Joy-Con (R) (HAC-016) e o Pro Controller (HAC-013) já foram liberados para venda no país. Mas o que isso significa? A resposta é óbvia, mas vamos enrolar um pouco.

Ao pensarmos em preço, com certeza os consoles e acessórios regularizados terão um valor maior ao já praticado aqui no Brasil, pois todos os custos de importação e localização serão repassados ao consumidor final. Muito provavelmente os aparelhos serão importados e não montados aqui, então há uma série de tributos que serão cobrados. Mesmo em uma realidade alternativa onde a PEC 51/2017 estivesse aprovada, os impostos continuariam valendo, pois a PEC zeraria os impostos dos videogames produzidos no Brasil.

Haverá um gasto quanto à localização de embalagens e manuais em português, as caixas deverão ser as mesmas vendidas no exterior, provavelmente com algum medonho adesivo com os dizeres em nosso idioma explicando que o aparelho foi homologado pela Anatel. Obviamente que tudo isso será produzido e embalado lá fora, inclusive com a nossa tomada especial, ou seja, zero de produção nacional.

A empresa DKAF do Brasil Representações LTDA - EPP é a empresa responsável pela regularização dos produtos da Nintendo of America, INC. junto à Anatel e a venda dos produtos será feita por outra parceria comercial da Nintendo ainda não revelada. Não é possível prever quantos empregos serão gerados no Brasil por conta das vendas de Switch, pois toda a cadeia de produção parece estar estruturada.

Talvez a única oportunidade de gerar empregos no Brasil seja através das desenvolvedoras de jogos, pois os desenvolvedores que precisarem dos kits de desenvolvimento para criarem seus games não terão de passar por diversas barreiras burocráticas na importação dos kits, tendo acesso relativamente fácil a um representante comercial que já os possua a pronta entrega.

O Nintendo Switch oficialmente no Brasil significa Nintendo Switch Lite, controles e futuramente Nintendo Switch com preços elevados, mas com uma pequena esperança de gerar empregos no país através das desenvolvedoras de jogos. Para o consumidor que deseja ter o aparelho e não for abastado financeiramente, a realidade não vai mudar, ele vai buscar no mercado cinza e o sapeca vai querer desbloqueado.