Os Batmen em The Flash

Por Jonas F. Cabral

Revisado por Jorge Miashike em 21/08/2020 às 10:18.

Ben Affleck e Michael Keaton irão vestir o capuz do Cavaleiro das Trevas mais uma vez. Em entrevista para a Vanity, o diretor Andy Muschietti confirmou que os atores irão reprisar o papel do Batman no filme The Flash.

Foto: Divulgação/Warner Bros. Entertainment

Andy Muschietti falou sobre o retorno de Ben Affleck, que tinha decidido se aposentar do papel devido a seus problemas pessoais e ao preço que isso estava cobrando dele. Segundo Muschietti, o ator terá um papel substancial no filme.

“Seu Batman tem uma dicotomia muito forte, que é sua masculinidade, por causa de sua aparência, da figura imponente que ele tem e de sua mandíbula, mas ele também é muito vulnerável, ele sabe como entregar de dentro para fora essa vulnerabilidade. Ele só precisa de uma história que lhe permita trazer esse contraste, esse equilíbrio. Affleck é uma parte muito substancial do impacto emocional do filme. A interação e o relacionamento entre Barry e o Wayne de Affleck vão trazer um nível emocional que nunca vimos antes. É o filme do Barry, é a história do Barry, mas seus personagens estão mais relacionados do que pensamos. Ambos perderam suas mães para o assassinato, e esse é um dos vasos emocionais do filme. É aí que o Batman de Affleck entra em ação. ”

O enredo do novo filme apresentará ao público uma ideia geral do Multiverso, um dos principais conceitos subjacentes à DC Comics. Para os que não estão familiarizados, o Multiverso se refere a um número variável de universos alternativos que coexistem dentro da realidade retratada nos quadrinhos da DC. Originalmente criado para explicar várias mudanças contraditórias que os personagens vivenciaram ao longo de décadas, permitindo que várias versões diferentes dos mesmos personagens existam simultaneamente e, ocasionalmente, interajam. O próximo filme de Matt Reeves, The Batman, não será afetado e o Bruce Wayne de Robert Pattinson ainda viverá os filmes futuros da franquia.

Keaton interpretou Batman/Bruce Wayne pela primeira vez no filme de Tim Burton de 1989, um sucesso de crítica e financeiro que mudou a maneira como os filmes de super-heróis eram vistos, e abriu o caminho para o futuro domínio das bilheterias do gênero. A escalação de Keaton foi inicialmente controversa entre os fãs, pois ele era conhecido principalmente por suas amplas comédias. Mas sua performance, particularmente como ele usou seu passado cômico, ao interpretar Bruce Wayne para diferenciá-lo de Batman foi amplamente elogiada e reconhecida até hoje.

Ben Affleck foi a versão mais recente do herói, fazendo sua estreia em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, retornando em uma participação especial no filme Esquadrão Suicida. Sua última participação no papel do Homem-Morcego foi no filme Liga da Justiça.

A DC tem explorando com maior frequência a ideia do Multiverso nos últimos anos. Nas séries do Arrowverse, em especial The Flash e Supergirl, o Multiverso fez drásticas mudanças na linha do tempo, originando inclusive séries como Legends of Tomorrow.

Mais recentemente, no entanto, durante o crossover da CW Crise nas Infinitas Terras, filmes como Mulher Maravilha e Liga da Justiça foram confirmados como parte do Multiverso do Arrowverse quando Barry Allen interpretado por Grant Gustin teve um encontro com o Barry de Ezra Miller.