Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado - Crítica

Por Jorge Miashike

Foto: Divulgação/Netflix

Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado (Mucho Mucho Amor: The Legend of Walter Mercado, EUA, 2020)
Duração: 96 minutos
Gênero: Documentário
Diretores: Cristina Costantini, Kareem Tabsch
Plataforma: Netflix

Nos anos 1990, Walter Mercado era um sujeito de aparência bastante chamativa que aparecia constantemente nos comerciais de televisão, eu particularmente não lembro qual o tipo de serviço que ele fornecia, mas seu bordão “ligue djá” ficou bastante famoso por aqui, e de repente ele sumiu, não se ouviu mais falar dele até o seu falecimento em 2019. Mas qual o motivo desse sumiço? Esta e outras muitas curiosidades são respondidas no documentário Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado.

Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado faz uma retrospectiva da vida de Walter Mercado, contando como suas palavras já tocavam o coração das pessoas desde pequeno, mostra a sua carreira como ator de novelas até chegar ao astrólogo que era consultado por muitas celebridades.

Longe dos holofotes, o documentário apresenta o cotidiano de Walter Mercado em sua casa, em Porto Rico, mostra o quanto ele era vaidoso, saudosista ao comentar sobre antigos programas de televisão, não sei se era hipocondríaco, mas tomava muitos remédios, cuidando de seu bichinho de estimação entre outras coisas do dia-a-dia.  Ao longo de Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado temos depoimentos de familiares, amigos, pessoas que trabalharam com ele e gente que teve o astrólogo como parte importante de sua vida.

O padrão de vida de Walter Mercado é relativamente humilde tendo em vista a imagem glamorosa que ele tinha frente às câmeras, já que apresentava programas que alcançavam milhares de latino-americanos e ainda havia o famoso bordão que servia de propaganda para um serviço telefônico, supõe-se que o astrólogo estaria nadando em fortuna, porém a vida não lhe reservou boas surpresas.

Walter Mercado foi alvo de inúmeras sátiras humorísticas feitas por comediantes, sempre tendo como alvo a sua suposta homossexualidade, porém Walter Mercado nunca revelou sua opção sexual e o documentário insistentemente faz insinuações sobre sua escolha e como isto é importante para alguns membros da comunidade LGBTQI+.

Uma característica marcante de Walter Mercado foi o seu profissionalismo, se ele desse sua palavra para algo ele cumpria, aliás, o seu comprometimento foi um dos motivos responsáveis por seu sumiço da mídia por um bom tempo. Mesmo doente, Walter Mercado estava presente em seus compromissos e sempre sorridente e atencioso.

Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado é um documentário muito bem produzido e agradável de assistir, por mostrar um Walter Mercado como ser humano e não sendo o astrólogo o tempo todo. É interessante descobrir que Walter Mercado foi muito além do “ligue djá” e conquistou centenas de milhares de pessoas com “mucho mucho amor” em toda a América.