Tudo o que Sabemos Sobre o Nintendo Switch


Conforme relatamos aqui em artigo, ocorreu a apresentação mundial do Nintendo Switch. Pudemos ter melhor noção de como é o aparelho, sua data de lançamento, jogos e outras novidades. 

A apresentação - cuja duração foi cerca de uma hora - aconteceu às 2 horas da manhã, sexta-feira, 13 de janeiro de 2017.


A data de lançamento divulgada será em 3 de março de 2017 no mundo todo, o preço sugerido do aparelho é de 299,99 dólares e acompanhará: Switch Console, Switch Dock, Joy-Con (L) Gray (Cinza), Joy-Con (R) Gray, Joy-Con Wrist Straps, Joy-Con Grip, cabo HDMI e fonte de energia. A fonte possui conector USB Type-C, segundo a apresentação da conferência (aos 01:05:20), haverá baterias USBs portáteis certificadas.
Há um outro pacote que contém um Joy-Con (L) na cor Neon Blue e um Joy-Con (R) na cor Neon Red. Também com o preço sugerido de 299,99 dólares.
O Nintendo Switch não acompanha jogo próprio. A Nintendo disponibilizou o serviço online gratuitamente por tempo limitado, a companhia japonesa confirmou para todos os assinantes haverá um jogo de NES ou SNES de graça todo mês, teoricamente o videogame acompanha um game, entretanto o jogo é mais uma locação do que dado de graça, pois o mesmo fica disponível para você usufruir por um mês e depois é retirado de sua biblioteca, com a opção de você pagar por ele.


Há três maneiras de você se divertir com o Nintendo Switch, com o modo TV, onde o Switch Console é acoplado ao Switch Dock e você joga olhando para a tevê com os Joy-Con no Joy-Con Grip, ou com o Nintendo Switch Pro Controller. A outra maneira é o chamado Tabletop Mode, onde você coloca o Nintendo Switch Console sobre uma superfície com o suporte aberto e a última maneira é o modo Handheld, você joga o Nintendo Switch como se fosse um portátil, com os Joy-Con encaixados no Console.


Nintendo Switch Console



Algumas especificações técnicas foram divulgadas no site japonês da Nintendo, e algumas dúvidas nossas foram esclarecidas. A tela de LCD tem 6.2 polegadas e resolução de 1280 X 720, em outras palavras, é HD. O mesmo tamanho da tela do Wii U GamePad, embora a resolução deste seja de 854 X 480. Há um Brightness Sensor  (sensor de brilho) que ajusta o brilho da tela, recurso este presente em smartphones e tablets. Há também acelerômetro e giroscópio.

Aparentemente, o som estéreo sai pelas aberturas que ficam na parte de trás do Console, além de poder usar fones de ouvido. Acoplado no Dock, o Switch passa a ter um som Linear PCM 5.1 através do cabo HDMI.

As medidas do aparelho são 102 X 239 X 13,9mm (altura X comprimento X espessura) sem Joy-Con, com os controles a espessura passa para 28,4mm. Seu peso é de 297g sem Joy-Con, com os controles passa a 398g.

Sobre o processador, a única confirmação é que se trata de um processador Tegra customizado pela NVIDIA e a GPU é baseada na mesma arquitetura utilizada em placas de vídeo GeForce de alta performance, divulgou a NVIDIA sem entrar em maiores detalhes.

Em relação às comunicações, o Nintendo Switch Console trabalha com rede sem fio IEEE 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth 4.1. Nas especificações técnicas diz que no TV Mode / Modo TV,  ou seja, o Console acoplado ao Dock, o aparelho irá funcionar com cabo de rede por meio de um adaptador, entretanto até o momento não foi mostrado como irá funcionar.

O Console possui tela de toque, entretanto nada se falou sobre a caneta Stylus, pelas imagens divulgadas o acessório ficou de fora. O Switch não terá trava de região, possui uma memória interna NAND Flash de 32GB, e a memória pode ser expandida usando-se cartões microSDmicroSDHC ou microSDXC. O que é bom, pois apenas The Legend of Zelda: Breath of the Wild possui 13,4GB.

As diferença entre os microSDmicroSDHC e microSDXC, é a capacidade de armazenamento, o microSD tem capacidade até 2GB o microSDHC tem capacidade de 4GB a 32GB, HC é sigla de High Capacity, e o microSDXC varia entre o 32GB a 3TB, XC é sigla de eXtended Capacity, entretanto o Console irá aceitar microSDXC de 2TB, entretanto os de 2TB não existem no mercado ainda. O valor elevado do microSDXC pode inviabilizar o uso do mesmo. O uso de HDD externos não será possível, ao menos no lançamento.

A recarga pode ser feita acoplando o Nintendo Switch Console no Nintendo Switch Dock através da USB Type-C, ou ligando a fonte de energia diretamente no Console. A bateria de íons-lítio não removível de 4.310 mAh, tem duração de duas horas e meia a seis horas e meia, segundo o site da Nintendo, jogando The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o game pode ser jogado por 3 horas seguidas, entretanto o tempo de duração pode ser mais curto. O tempo de recarga do aparelho é de 3 horas.

Recomenda-se que o Switch seja utilizado em ambientes de temperatura entre 5° a 35°C e umidade de 20 a 80%.

É possível conectar até oito Joy-Con em um único Switch Console no modo multiplayer local.

Em relação ao nosso artigo anterior, resta a pergunta, quanto barulho o Switch Console faz para se manter refrigerado?


Nintendo Switch Dock



As dimensões do Nintendo Switch Dock são 104 X 173 X 54 mm  (altura X comprimento X espessura) e seu peso 327g.

As portas USB do Switch Dock são 2.0, entretanto no site da Nintendo diz que através de uma atualização futura, as USB serão 3.0. Quando o Switch Console está no Dock, os games podem chegar a 1080p e 60fps, porém o game The Legend of Zelda: Breath of the Wild atinge 900p e 30fps.

Pelo fato do Console estar conectado ao Dock para jogar na TV, não haverá a possibilidade de usar a tela do tablet para funções secundárias como acontece no Wii U. É possível notar pelo design do Dock a ausência da saída de áudio óptico.
O Nintendo Switch Dock será vendido separadamente com o preço sugerido de 89,99 dólares acompanhado de um cabo HDMI e fonte de energia. Assim você pode ligar um Dock em cada televisão de sua residência.


Joy-Con


As dimensões dos Joy-Con são 102 X 35,9 X 28,4mm  (altura X comprimento X espessura). O peso do Joy-Con (L) é de 49g e o (R) 52,1g.

O Joy-Con (L) possui os seguintes botões: analógico esquerdo, cima, baixo, esquerda, direita, L, SL, SR, ZL, captura, release, sync e menos (-). Tem Bluetooth 3.0, acelerômetro e giroscópio.

O botão de captura (capture) serve para capturar imagens das telas dos games, haverá a possibilidade de postar essas fotos em redes sociais e editá-las, adicionando texto de vários tamanhos, cores e posições. A imagem sem alteração também é salva. Futuramente haverá planos de gravar gameplays.

Joy-Con (R) possui os seguintes botões: analógico direito, A, B, X, Y, R, SL, SR, ZR, homerelease, sync e mais (+). Tem Bluetooth 3.0, NFC (Near Field Communication), acelerômetro, giroscópio e câmera infravermelho (IR) com sensor de movimento.

NFC serve para reconhecer os amiibos.

Yoshiaki Koizumi, durante a apresentação do Nintendo Switch (aos 00:09:59), apresenta o recurso IR do Joy-Con (aos 00:14:30), que permite reconhecer objetos e a distância que estejam à sua frente.

Em ambos os controles há o botão de release (soltar) que serve para liberar o Joy-Con do Switch Console ou do Joy-Con Grip, também possuem a vibração HD.

A vibração HD é um recurso que permite ao jogador sentir o controle vibrar de maneira tal que consiga reconhecer diferentes situações, como no exemplo citado na apresentação (aos 00:14:50) do copo vazio que vai recebendo gelo e líquido.


O primeiro jogo que explorará com intensidade os recursos dos controles Joy-Con é o 1-2 Switch.


Aparentemente, os jogadores não precisam olhar para a tela do Console ou para a televisão para poderem jogar o minigame Quick Draw.


Cada par de Joy-Con será vendido com o preço sugerido de 79,99 dólares, com opções de cores, pela imagem da embalagem, além dos Joy-Con, haverá dois Joy-Con Wrist Straps.


E também cada Joy-Con será vendido separadamente, com o preço sugerido de 49,99 dólares cada, a princípio apenas na cor cinza, pela imagem da embalagem, além do Joy-Con, haverá um Joy-Con Wrist Strap.

A bateria de íons-lítio de 525 mAh não pode ser removida e tem duração de 20 horas. O Joy-Con Grip que acompanha o Nintendo Switch não recarrega o controle. Mais abaixo há um acessório que faz essa função, o Joy-Con Charging Grip.


Controle Parental

O Controle Parental (Parental Controls / Nintendo Mimamori Switch) é um aplicativo, acreditamos que seja independente do aplicativo para serviços online que veremos mais à frente, desenvolvido pela Nintendo para que os pais, ou responsáveis, possam monitorar e controlar o que seus filhos jogam.

Com o aplicativo é possível ver, remotamente, quanto tempo a criança está jogando ou jogou, quais foram os games, configurar os títulos que a criança pode jogar, o que ela compartilha nas redes sociais, limitar o conteúdo que a criança pode ver na Nintendo eShop e é possível estabelecer o número de horas que a criança pode jogar.



Game Card

Os Game Cards não são regraváveis, todos os saves, assim como DLCs serão salvos na memória interna do Switch Console, entretanto, se houver um cartão microSDmicroSDHC ou microSDXC, no console, as informações serão redirecionadas para ele, aparentemente de maneira automática.


Os Game Card são pequenos cartões cuja as dimensões e capacidade não foram divulgadas.


Algumas artes das caixas de alguns games já foram divulgadas, bem como alguns valores. O preço dos títulos variam entre 49,99 dólares, caso de 1-2 Switch, a 59,99 dólares, caso de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Kart 8 Deluxe, mas no site da Nintendo, é possível encontrar jogos por 19,99 dólares, caso de Snipperclips - Cut it out, together!, talvez seja um jogo de mídia digital.

Publicamos aqui no DGDC News uma matéria sobre a edição de colecionador de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e também uma lista com os primeiros títulos do Nintendo Switch.


Serviços Online

Haverá suporte ao multiplayer online, através de um aplicativo para dispositivos inteligentes haverá uma conexão junto ao videogame, podendo assim marcar jogatinas, convidar amigos para partidas online e bater papo enquanto jogam. O aplicativo será lançado entre os meses de junho e agosto deste ano. Os nada funcionais Friend Codes não serão mais usados. Após o lançamento do Nintendo Switch, os serviços online estarão de graça até outubro de 2017, quando este passará a ser pago. Para os sistemas Wii U e Nintendo 3DS nada muda.

Em artigo do Kotaku, a Nintendo disse que o aparelho não terá Netflix ou qualquer outro aplicativo de vídeo no lançamento, mas haverá um app Mii Maker, falaremos mais sobre ele adiante. A retrocompatibilidade de jogos e controles está descartada a princípio, assim como o Virtual Console, e até mesmo sobre uma conexão com o Nintendo 3DS e o Wii U. Lembramos que em artigo que publicamos, o então presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse que haveria um serviço que unificaria o "Nintendo 3DS, Wii U, o novo hardware que se chamará NX, dispositivos inteligentes e PCs."



Como relatamos acima, todo mês o assinante do serviço online da Nintendo ganhará de graça um game de NES ou de SNES, além de descontos em jogos e DLCs. Além disso, os assinantes terão também acesso ao bate-papo e jogatina online.

Além dos jogos, a Nintendo eShop também será região livre, entretanto, o Nintendo Switch irá acessar a Nintendo eShop do país onde a conta Nintendo estiver registrada, é possível criar até oito contas no aparelho. Em outras palavras, podemos interpretar da seguinte maneira, é possível criar até oito contas de oito países diferentes.

Por enquanto não há informações sobre preços e duração da assinatura.


Acessórios

Nintendo Switch Pro Controller
O Nintendo Switch Pro Controller, possui todas as funcionalidades dos Joy-Con, tais como o controle de movimento, a vibração HD, NFC entre outras coisas. O preço sugerido é de 69,99 dólares.

Joy-Con Wheel
Na embalagem do Joy-Con Wheel há dois volantes para o jogador utilizar em seu game de corrida favorito. Os controles Joy-Con não estão incluídos no pacote. O preço sugerido é de 14,99 dólares.

Nintendo Switch Power Adapter

Conforme relatamos no início deste artigo, o Nintendo Switch Console possui uma entrada USB Type-C, logo, não precisa necessariamente ser recarregada no Switch Dock. O preço sugerido é de 29,99 dólares.

Nintendo Switch Joy-Con Controller Wrist Strap

Nintendo Switch Joy-Con Controller Wrist Strap é um acessório que torna o manuseio do Joy-Con mais confortável, conforme visto na apresentação do Switch (aos 00:13:51). Cada embalagem vem com dois Wrist Straps. O preço sugerido é de 7,99 dólares.

Joy-Con Charging Grip
Joy-Con Charging Grip  tem o preço sugerido de 29,99 dólares, entretanto não se sabe se o cabo USB que é utilizado nele é Type-C, se há uma padronização, talvez seja.

Há uma variedade de acessórios já anunciados, como um conjunto de acessórios para o Switch que vem com bolsa e película protetora para a tela LCD do Switch Console, fones de ouvido, malas entre outros itens, você pode conferir a variedade de produtos em lojas como a Game Stop, Best Buy e Amazon.


Interface do Sistema

A Nintendo publicou uma imagem, no site, da interface do Home Menu, onde podemos identificar alguns elementos. No canto superior direito: horário, sinal de conexão Wi-Fi e nível de bateira.


Na parte central estão os games, não sabemos se estão salvos na memória do Console. Logo abaixo, o primeiro ícone está escrito Game News, onde o jogador poderá obter as últimas novidades sobre o game que o usuário estiver jogando.
O segundo ícone é o Nintendo eShop, pelo que entendemos, além de ver os jogos disponíveis para compra, podemos assistir a TVCM - sigla para Television Commercial Message / Mensagem dos Comerciais para Televisão - dos softwares, o que pode indicar que futuramente pode haver algum serviço de vídeo online como o Netflix, apesar da companhia japonesa negar.
O terceiro é o Album, local onde as imagens capturadas através do Joy-Con (L) ficam armazenadas. Os quarto e quinto ícones não encontramos para que servem, podemos supor que seja algo relacionado a Joy-Con e brilho da tela, respectivamente. O último ícone deve ser para reiniciar ou desligar o Switch Console.

Mesma imagem da interface divulgada durante a Treehouse Live, aos 04:23:48.  

Uma imagem vazada pela desenvolvedora Nicalis mostra maiores detalhes do Home Menu, podemos confirmar que os ícones de personagens na parte superior esquerda são as contas dos usuários que estão cadastrados no Console, pois, o mesmo desenho aparece sobre a imagem do game 1001 Spikes com o escrito "Playing".


E logo abaixo podemos ver mais informações, o -/+ dá acesso a opções, do jogo provavelmente, Y muda o usuário e X encerra o software. No canto inferior esquerdo, na imagem acima da Nicalis, há um ícone mostrando o Switch no modo portátil, assim como o aparelho está. Na imagem capturada da Nintendo Treehouse Live, o ícone mostra os controles Joy-Con, e durante a transmissão ao vivo, o apresentador está com o controle Joy-Con nas mãos, então podemos supor que o Switch Console identifique o modo em que o usuário o está utilizando.


Mii Maker

No Nintendo Switch não haverá o Miiverse e nem StreetPass, mas terá o Mii Maker, o software que cria personagens Mii faz parte do sistema e não é mais uma aplicação que se encontra no menu inicial. A criação de personagens Mii será similar aos métodos já conhecidos de sistemas antigos.

Os personagens Mii são opcionais, os usuários podem optar por imagens de personagens da Nintendo que estarão em uma biblioteca de imagens. Os personagens Mii poderão ser usados em jogos se os desenvolvedores derem essa opção.

Você poderá enviar e receber personagens Mii através de uma conexão wireless local entre aparelhos Nintendo Switch Console, ou usar um amiibo para transferir o personagem Mii do Wii U para o Nintendo 3DS.

Apesar de semelhantes aos personagens Mii existentes, há algumas mudanças. Haverá maior opções de feições, cores de cabelo e pele, enquanto que alguns atributos foram removidos como o nome do criador, favoritos, aniversário, cópia e público.


Enfim

A apresentação do Nintendo Switch foi interessante, mas pareceu focar muito em um público específico, os fãs da Nintendo, e mais especificamente no público japonês, a grande maioria dos títulos divulgados são para os japoneses, faltaram jogos com cara de ocidental, o que tivemos foram remasterizações e esportes. É fato que no mercado de games para consoles caseiros, a Nintendo e a Sony fazem a festa no país do Sol Nascente, mas ela precisa conquistar o mercado ocidental para se manter no páreo.

Com o preço de 299,99 dólares, o Nintendo Switch terá de concorrer com PlayStation 4 e Xbox One, onde no exterior estão mais baratos e acompanham jogo. O aparelho possui muitas tecnologias interessantes, principalmente nos controles Joy-Con, entretanto não ficou claro qual o público alvo da empresa - vide os Joy-Con, separadamente suas dimensões são confortáveis para as mãos de uma criança, entretanto o público infantil pouco apareceu nas propagandas do novo console.

Não está claro se o foco da companhia nipônica será no mercado de consoles de mesa ou de portáteis. A Nintendo concorreria com ela mesma num mercado em que vende bem? O Nintendo 3DS vendeu 61,57 milhões de unidades. Para um portátil, a duração de sua bateria não é longa, o Gamer Gear da SEGA, com suas seis pilhas AA durava de três a cinco horas de jogatina ininterrupta. (Retro Gamer, edição 17 de 2005, p. 28)

O serviço online terá de apresentar robustez tal qual suas concorrentes e oferecer bons jogos, gratuitos se possível. Apesar de pequeno o número de lançamentos, os games The Legend of Zelda: Breath of the Wild e 1-2 Switch são grandes atrativos para quem gosta da Nintendo, e para o público ávido por novidade que quer compartilhar com a família e amigos a experiência de brincar com o Nintendo Switch.

Os consumidores não se empolgaram com a ideia do controle tablet do Wii U, pois o mesmo vendeu cerca de 13,36 milhões de unidades, é preciso que a companhia convença não só os fãs da empresa e curiosos, mas também as pessoas que possuem um Xbox One ou PlayStation 4 a também quererem adquirir um Switch, entretanto, o que realmente faltam são jogos das desenvolvedoras third party que atraiam esse público.

Enfim, o lançamento do Nintendo Switch está para acontecer, por enquanto poucas novidades de títulos foram apresentadas, homeopaticamente a empresa japonesa tem divulgado mais informações sobre o console. Mas uma coisa é clara, fazendo uma referência a uma antiga propaganda televisiva da Nintendo, no que se refere a sua presença no mercado de consoles caseiros, este ano de 2017 é Nintendo ou nada! Ela se firma novamente como a empresa de sistema de entretenimento caseiro ou pode dar adeus e focar apenas nos portáteis.

Recomendamos um artigo opinativo publicado no site Aperte-Start.Net, em muitos aspectos se assemelham à opinião deste redator.

Leia mais sobre Nintendo e Switch aqui no DGDC News.

Fonte: Nintendo, Nintendo