Frank Miller re Anuncia continuação de 300

Foi finalmente confirmado pela Dark Horse que 300 ganhará uma nova minissérie, um prólogo à história principal dedicado não apenas a Xerxes mas também a diversos outros eventos históricos. Frank Miller está de volta a uma de suas obras mais importantes para lançar Xerxes: The Fall of the House of Darius and the Rise of Alexander. O nome é comprido e espera-se que o formato da obra faça justiça a ele, afinal, Miller a promete desde 2009.


300 já ganhou dois filmes. O primeiro deles foi dirigido por ninguém menos que Zack Snyder e foi a obra que o levou ao estrelato, fazendo a Warner selecioná-lo para adaptar Watchmen pouco tempo depois. O segundo, 300: A Ascensão do Império, foi apenas produzido por ele, sendo dirigido por Noam Murro. Nele, o brasileiro Rodrigo Santoro repetiu o papel de Xerxes em um elenco que trouxe ainda Eva Green e Lena Headey.
Segundo o anúncio da Dark Horse, esta nova HQ “enfocará no imperador Xerxes, o então chamado Rei dos Reis, que juntou um grande exército para invadir a Grécia no século 5 A.C. para se vingar da morte de seu pai, Dario, e se tornar um deus”. Foi sugerido também que o título explorará a ascensão de Alexandre, o Grande, que liderou a Grécia na conquista da Pérsia cerca de 150 anos depois da Batalha das Termópilas. Esta luta está retratada no quadrinho original de 300.
No informe da Dark Horse foi revelado que Xerxes: The Fall of the House of Darius and the Rise of Alexander sairá em 2018, mas seu formato ainda não foi divulgado. Quando Miller começou a falar sobre esta HQ, por volta de 2009, ela tinha sido planejada como uma minissérie de seis edições, originalmente agendada para sair em 2011. Contudo, naqueles anos, ele estava finalizando uma outra obra autoral: Holy Terror.
Originalmente, Miller havia dito que o quadrinho aconteceria cerca de dez anos antes da Batalha mostrada em 300, começando com a lendária Batalha de Maratona, que marcou o fim da primeira invasão da Pérsia à Grécia. Este confronto fez parte da Primeira Guerra Médica, em 490 A.C., numa disputa sobre a Jônia em uma época em que as colônias gregas da região queriam se livrar do domínio persa.
Miller também prometeu que, apesar da importância de Xerxes no conto (afinal, a HQ leva seu nome), o ateniense Temistócles, político e líder militar que comandou o chamado Partido Democrático Ateniense, seria fundamental para o conto. Resta saber se esta ideia permaneceu intacta ou foi removida para a ideia que Miller tem atualmente.

Maiores detalhes sobre Xerxes: The Fall of the House of Darius and the Rise of Alexander serão revelados na SDCC (San Diego Comic Con) deste ano.