Além da Morte - Crítica


Além da Morte (Flatliners, EUA, 2017) 
Duração: Aproximadamente 110 minutos 
Gênero: Ficção científica, suspense, terror, drama
Diretor: Niels Arden Oplev
Roteirista: Ben Ripley (roteiro), Peter Filardi (história)
Elenco: Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev
Filme assistido na sala 6 do UCI Anália Franco.

Versão curta
Achei que era continuação de Linha Mortal, mas descobri que se trata de um remake, e por incrível que pareça, não é uma refilmagem ruim, mesmo não tendo o glamour do elenco do original.

Versão longa
Cinco jovens estudantes de medicina, já residentes em um hospital, decidem participar de uma experiência de quase morte a qual traz benefícios e consequências, bem perigosas, que podem custar não apenas as suas carreiras, mas também as suas vidas.

Pensei a princípio que Além da Morte seria sequência de Linha Mortal (1990), filme dirigido por Joel Schumacher e trazia no elenco nomes famosos como Julia Roberts, Kevin Bacon e Kiefer Sutherland, aliás, este último aparece em Além da Morte e me questionei se seria o mesmo personagem do longa de 1990, entretanto realizando uma rápida pesquisa, descobri que Além da Morte é remake de Linha Mortal e o personagem de Sutherland não tem ligações com a obra original, curiosamente seu nome não é creditado no remake.

Pois bem, Além da Morte trás dois nomes conhecidos no elenco, além de Kiefer Sutherland, há a presença de Ellen Page, onde logo no início do filme começa mostrando uma habilidade incrível ao volante fazendo o carro capotar com um duplo twist carpado dentro de um lago. Alguns anos após o acidente, a personagem de Ellen Page é uma brilhante estudante de medicina que resolve encabeçar uma clandestina experiência de quase morte no hospital em que faz residência. Tal experimento consiste em provocar a morte da pessoa e ressuscitá-la em um intervalo de tempo que vai de um a quatro minutos, antes que lesões cerebrais ocorram na cobaia. 

A personagem de Ellen Page é submetida à experiência com a ajuda de três amigos (os atores James Norton, Kiersey Clemons e posteriormente Diego Luna) para ser ressuscitada. Algum tempo depois de despertada, é notável que houve benefícios incríveis, pois lembranças começaram a vir à tona beneficiando-a intelectualmente, por exemplo, lembrar ipsis litteris de um trecho de um livro, entretanto, assustadoras visões começam a aparecer no decorrer dos dias e piorando cada vez mais. O mesmo fenômeno ocorre a outros personagens que se submeteram a tal experimento.

Um misto de ficção científica, drama, suspense e terror, Além da Morte é corajoso em fazer algo incomum com um de seus personagens principais na metade do filme, ou um pouco adiante. Com o desenrolar da trama, os personagens são bem desenvolvidos e senti simpatia por eles, pois os diálogos são bons e rola uma boa química entre os atores.

O personagem de Kiefer Sutherland poderia ter sido mais bem trabalhado, talvez por se tratar de um remake houve essa aparição do ator como homenagem a obra dirigida por Joel Schumacher. Além da Morte não traz sustos apesar da tensão, poderia ser mais corajoso ao mostrar alguma nudez, enfim, espere o filme sair em algum serviço de streaming, pois em minha opinião, não valeu o ingresso, apesar de eu ter gostado.

Trailer