Conheça a gamer de 89 anos que faz sucesso no YouTube


Aos 89 anos, Hamako Mori joga games modernos e dá dicas aos jovens.

Foto: Divulgação/Game * Spark

Por mais que eu navegue pelo YouTube e já conheça muitos canais na plataforma, apenas em minha conta pessoal assino quase mil canais, acabo descobrindo direta ou indiretamente novos canais curiosos e interessantes.

Foi assim que acabei descobrindo um canal de gameplay chamado Gamer Grandma (ゲーマーグランマ), mas qual o diferencial deste canal para tantos outros que existem no YouTube? Eis que para minha surpresa, a jogadora é uma senhora chamada Hamako Mori (森浜子) que possui 89 anos.

O canal Gamer Grandma, atualmente está com quase 38 mil inscritos, e possui gameplays de Days Gone, Borderlands 3, Grand Theft Auto V (GTA V), Necrosphere Deluxe entre outros jogos, apresentando uma variedade de games.

Em entrevista ao Game * Spark, Hamako Mori conta que conheceu os games com o Cassette Vision, para quem não conhece o aparelho, recomendo demais o vídeo produzido pelo canal Games que Pariu que fala sobre a EPOCH e os aparelhos Cassette Vision, e Famicom (Nintendo Entertainment System ou NES no Ocidente), nos anos 1980 jogou F1 Race, The Legend of Zelda e Dragon Quest (Dragon Warrior nos EUA). No PC Engine jogou Jaseiken Necromancer e Kato-Chan Ken-Chan (J.J. & Jeff no TurboGrafx-16). Ela ficou muito surpresa com Biohazard (Resident Evil) de PlayStation, por conta dos gráficos e da história, a mesma sensação ela teve com Final Fantasy, sem especificar um título em específico, e com The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo 64 / N64).

Posteriormente, Gamer Grandma conta que começou a jogar games no computador e teve a mesma surpresa que teve com Resident Evil ao jogar The Elder Scrolls V: Skyrim, suas primeiras incursões nos jogos de tiro de primeira pessoa (FPS) foi principalmente com Battlefield e  hoje em dia ela joga no PlayStation 4 (PS4).

Na entrevista, ela relata como é o processo de publicação dos vídeos no YouTube e conta suas experiências com Days Gone, quase no final da entrevista ela deixa um conselho para os jovens gamers: 
“Antes de tudo, é melhor continuar jogando à medida que se envelhece. Você pode estar ocupado quando se é jovem e pode não ter tempo para jogar, mas se começar cedo, poderá jogar sem problemas, mesmo depois de envelhecer. Enfim, meu melhor conselho é continuar jogando desde a tenra idade. Se moda e esporte são seus hobbies, chegará o momento em que você não poderá mais continuar. Mas com game é fácil.”
Um grande conselho sem dúvida, e vocês caros leitores deste humilde site, conhecem alguma história assim? Conte para nós.

A entrevista em japonês pode ser lida na íntegra no Game *Spark e o canal Gamer Grandma você pode conhecer no YouTube.