Morre Ken Shimura


Por Jorge Miashike.

Faleceu domingo, dia 29 de março de 2020, o artista Ken Shimura, aos 70 anos. Internado desde o dia 20 de março em um hospital de Tóquio onde foi constatado que ele havia sido infectado pelo novo coronavírus (COVID-19) e estava sendo tratado de pneumonia. 

Ken Shimura, nascido Yasunori Shimura na cidade de Higashimurayama em Tóquio, Japão, filho de professores, começou a carreira no grupo The Drifters, onde ele entrou em 1974, a partir daí fez diversos programas de tevê e auditório, rádio, filmes, teatro, foi cantor, personagem de mangás e games. Segue abaixo alguns títulos de jogos com o comediante: 

Foto: Divulgação/Gamefaqs

Hyper Olympic: Gentai Ban! para Famicom, foi lançado em 21 de junho de 1985 no Japão. O personagem Bakatono-sama foi trocado nas versões americana e europeia de NES. Nos EUA, o jogo saiu com o nome Track & Field e foi lançado em abril de 1987. Na Europa saiu com o nome Track & Field in Barcelona e lançado em 2 de fevereiro de 1992.

Foto: Divulgação/Gamefaqs

Kato-Chan Ken-Chan saiu para PC Engine em 30 de novembro de 1987 no Japão, este jogo saiu nos EUA como J.J. & Jeff para o TurboGrafx-16 em 1990.

Foto: Divulgação/Gamefaqs

Bakatono-sama Mahjong Manyuuki para Neo Geo MVS foi lançado em novembro de 1991 no Japão e para Neo Geo AES lançado em 20 de dezembro de 1991 também no Japão.

Foto: Divulgação/ゲオ宅配買取

Shimura Ken no Bakatono-sama: Bakushou Tenka Touitsu Game para Game Boy Advance lançado em 6 de dezembro 2002 no Japão.

Nota do autor:

Um gênio do humor, durante a década de 1980, meus pais alugavam fitas Betamax em locadoras clandestinas e em meio a doramas, animes, tokusatsu entre outras atrações, às vezes vinham alguns programas protagonizados por Shimura Ken, fui apresenta assim ao ator, sobrenome antes do nome, e Kato Cha, que também fez parte do The Drifters, e eram chamados respectivamente de Ken-chan e Kato-chan, eram esquetes e gincanas com muito humor estilo pastelão e eu ria à beça, de chegar a deitar no chão com a barriga doendo e lacrimejando.

Através do YouTube é possível assistir diversos quadros de Shimura Ken, seu personagem mais emblemático é sem dúvida alguma Bakatono-sama. Em meu abandonado blog Coffee Joe's Planet, no dia 27 de maio de 2008, eu postei sobre Kato-chan e Ken-chan, leia aqui. Shimura Ken fez parte de minha infância assim como Os Três Patetas, Os Trapalhões, Bud Spencer e Terence Hill, Mr. Bean, Monty Python entre outros ótimos comediantes. Sem dúvida alguma, o entretenimento mundial perde um artista incrível.

Descanse em paz Shimura Ken.