Anunciado o Terraonion MODE - ODE para Dreamcast e Saturn

Foto: Divulgação/Terraonion

Por Jorge Miashike

A Terraonion, desenvolvedora espanhola responsável pelos flashcarts e ODE (Optical Drive Emulator / Emulador de Drive Óptico) para Mega Drive, Neo Geo AES, Neo Geo MVS e PC Engine, anunciou o lançamento do MODE, sigla de Multi Optical Disc Emulator / multi emulador de disco óptico, é um ODE que serve para Dreamcast e SEGA Saturn.

O MODE é compatível com SEGA Saturn de 20 e 21 pinos, também é compatível com as revisões VA0 (5 v) e VA1 (3,3 v) de Dreamcast. As imagens que ilustram essa matéria foram retiradas do vídeo do YouTube no canal da Terraonion e há um aviso de que haverá mudanças no produto final, por exemplo, a entrada USB, falaremos mais adiante, o uso de suporte para prender o MODE à carcaça do console e na versão final da placa haverá dois conectores para SEGA Saturn, 20 e 21 pinos, ao invés de quatro.

Foto: Divulgação/YouTube

Foto: Divulgação/YouTube

Segundo o site, o MODE já identifica a região do jogo automaticamente e o carrega sem precisar fazer modificações nas imagens dos games. Não é preciso fazer jumpeamento na placa, é só plugar na placa mãe que o MODE já identifica o console, também não é necessário fazer solda.

Compatível com HD SATA 2.5 em formato exFAT, tanto disco rígido tradicional quanto SSD. Além disso é possível utilizar microSD, pendrive e HD externo, já com fonte de alimentação de energia própria. 

Entrada para HD SATA 2.5.
Foto: Divulgação/YouTube

Entrada para microSD.
Foto: Divulgação/YouTube

Entrada para USB 2.0 High Speed PHY, na versão final ficará na parte superior da PCB (Printed Circuit Board / placa de circuito impresso).
Foto: Divulgação/YouTube

Um detalhe interessante é que você pode utilizar mais de um dispositivo de armazenamento  conectado a PCBmicroSD com HD SATA 2.5 ou microSD com dispositivo no USB. Não é possível utilizar HD SATA 2.5 com dispositivo USB, por conta de problemas com energia.

Device (Dispositivo) cartão microSD.
Foto: Divulgação/YouTube

Device (Dispositivo) HDD.
Foto: Divulgação/YouTube

O site da Terraonion afirma que o MODE é compatível com todos os jogos de Saturn e Dreamcast, uma vez que alguns produtos similares possuem algum problema para rodar determinados games.

Em relação aos games, o MODE aceita imagens nos formatos CDI, GDI, CCD, MDF e BIN/ISO CUE. O MODE tem suporte a jogos multi-disco. Em relação ao Saturn, o MODE é compatível com Mpeg Card (Video CD Card Movie Card), Action Replay, Pseudo Saturn Kai e cartucho RAM. O Dreamcast é compatível com o DC Digital, provável referência aos conversores para alta definição, Dream PSU e Pico PSU.

Há duas interfaces de usuário: exibição de lista simples, imagens acima, e outra mais avançada com arte das capas dos jogos.

Foto: Divulgação/YouTube

Foto: Divulgação/YouTube

Alguns detalhes técnicos:

MCU de 32 bit (microcontroller unit / unidade microcontroladora) a 168 MHz com 192 KB (kilobyte) RAM.
Nota do editor (NE): Seria algum microcontrolador STM32F405xx/07xx? Leia mais sobre ele aqui.

FPGA de alto desempenho para velocidades precisas de transferência de dados.
(NE): Recomendo a leitura do artigo O que é FPGA? de Victor Trucco.

Foto: Divulgação/YouTube

Apesar de um pouco raspado, a imagem mostra um XILINX Spartan-6. Leia mais sobre ele aqui.

Segundo o vídeo, o Spartan-6 lida com a interface de um CD-ROM ou GD-ROM (mídia física do Dreamcast) para manter os tempos e velocidades de transferências adequadas.

No caso do Dreamcast, o Spartan-6 lida com os registros ATA (Advanced Technology Attachment / anexo de tecnologia avançada) de leitura e gravação de sinais DMA (Direct Memory Access / acesso direto à memória) e a recepção destes pacotes de informações. Assim que um pacote é recebido, ele entrega ao MCU que o processa e gera o pacote de resposta adequado. No caso de leitura do setor de transferências de dados, o FPGA também lida com o recebimento do buffer (região da memória física utilizada para armazenar temporariamente os dados enquanto eles são movidos de um lugar para outro) do setor de dados do MCU e envia na velocidade adequada também. O Spartan-6 também converte o buffer do setor na saída de áudio para os setores CDDA (Compact Disc Digital Audio).

No Saturn, o Spartan-6 gera os dados adequados e lida com a interface de comando. Quando o MCU carrega um novo status, o FPGA recebe a informação e entrega os comandos ao MCU para processamento, assim como no GD-ROM, ele lida com a transmissão de buffer do setor na velocidade adequada, 1X ou 2X. No Saturn, o MCU gera os sinais de dados de segurança do setor adequados.

USB 2.0 High Speed PHY de alta velocidade para transferência de dados através das conexões SATA e USB
(NE): O USB 2.0 High Speed PHY (diminutivo de physical layer) do Mentor Graphics, não estamos afirmando que o MODE usa o desta marca, entre outras características tem suporte de transmissão de 480 Mbps (megabit-picossegundo) e baixo consumo de energia. Leia mais sobre ele aqui.

• Interface de cartão de memória de velocidade total suportando até 12 MB/s (megabyte por segundo).

• Ponte SATA para USB 2.0 para alta velocidade no acesso de disco rígido SATA.
(NE) Ponte é o nome que é dado a esse tipo de adaptador, tanto SATA para USB e vice-versa.

• Tradutores de nível para converter adequadamente os níveis de sinal e dar suporte ao Dreamcast VA0.
(NE): Acreditamos que esta descrição é específica para falar da voltagem do modelo VA0 de Dreamcast que é de 5 v.

Foto: Divulgação/YouTube

O LVCH16373A talvez seja o responsável por esse controle. Entretanto o documento encontrado na IDT, leia aqui, tem um aviso de parte obsoleta, não recomendada para novos designs, não fica claro se a referência é ao documento ou ao componente eletrônico.

• Interface de Saturn de 20 e 21 pinos com detecção automática da placa mãe.

A versão final do MODE terá dois conectores para SEGA Saturn, ao invés de quatro.
Foto: Divulgação/YouTube

• Conector IO (Input/Output) do usuário para expansão e suporte a placas de interface personalizadas.
(NE): Aqui o anúncio se refere aos diversos tipos de armazenamentos citados no começo do artigo.

Reset na seleção na geração e região para Saturn.
(NE): Referência a não necessidade de fazer patch de região nas imagens dos jogos.

O MODE já está em pré-venda e o valor do ODE é de 182 euros, com envio incluso e a previsão de envio é final de junho e começo de julho. O envio é feito a partir de Andorra. Para comprar clique aqui.

Foto: Divulgação/Terraonion

Foto: Divulgação/Terraonion

Fonte: Terraonion