Animação interativa em Batman: Morte em Família

Por Jonas F. Cabral

Nota do editor: esta matéria possui spoilers.

Batman: Morte em Família é um dos arcos mais marcantes de toda a história do morcego nos quadrinhos. Publicado entre 1988 e 1989, a história mostra a morte de Jason Todd, o segundo Robin, pelas mãos do Coringa, com Batman sendo incapaz de salvar seu pupilo de um triste fim. Agora, essa história chega em um filme animado interativo, que acaba de ganhar seu trailer.


A morte de Jason não é o único motivo pelo qual a história ainda é lembrada. Na época o público pôde escolher o destino de Robin através de uma votação por telefone, e a maioria votou pela morte do personagem, que posteriormente retornou como o vingativo Capuz Vermelho. Agora, o destino do personagem estará mais uma vez nas mãos dos fãs.


A DC anunciou a adaptação animada de Batman: Morte em Família, um filme bem diferente dos quais estamos acostumados: trata-se de um curta-metragem interativo, onde o espectador decidirá os rumos da história, como a morte de Jason Todd, por exemplo. 

O trailer mostra várias ramificações possíveis para a história, como Jason retornando a Gotham cheio de faixas no rosto, com um visual similar ao do vilão Silêncio, e também sob a identidade de Capuz Vermelho. Mas se essas coisas realmente acontecerão, vai depender de você.

Batman: A Death in the Family estará disponível em Blu-ray e em formato digital em algum momento de 2020.

Nota do editor: no Brasil, a história Batman: Morte em Família foi publicada em 1989 na revista DC Especial n° 1 da Editora Abril. Posteriormente saiu pela editora Panini em 2009 e em 2019 e saiu na Coleção DC Comics Graphic Novels da Eaglemoss em 2014.