Cinco livros de games para o seu Natal

Por Ricardo Syozi 

Foto: Divulgação/Panzer

Ainda estamos em meio a uma pandemia, fazer aquelas reuniões entre amigos e familiares não é uma boa ideia, nos obrigando a passar mais tempo sozinhos como nunca o fizemos. Jogar games passa a ser um hobby ainda mais forte, mas que tal desligar um pouco o console e conferir alguns livros bem bacaninhas neste fim de ano? Em especial se tratando de games, claro. Assim decidi separar 5 belos exemplos para a sua leitura. Vamos lá! 

The Art of Splatoon 2

Lançado pela Dark Horse em novembro de 2019, esse livro contém 384 páginas de muita arte e conteúdo incrível sobre o ótimo game de Nintendo Switch. Além de key art, ilustrações, e designs de personagens, armas, equipamentos etc, há storyboards bacaninhas e bastidores do desenvolvimento do game. O preço é salgado, mas vale para os fãs da série. Livro em inglês.



The Game Console: A Photographic History from Atari to Xbox

Um verdadeiro passeio pela história dos videogames com 300 páginas e uma bela capa dura. O livro foi publicado em 2017 pela No Starch Press e traz mais de 80 consoles em fotos incríveis, desde um Magnavox Odyssey ao PlayStation 4. Sem dúvida alguma acaba sendo uma nostalgia visual maravilhosa. Livro em inglês.



PlayStation Arte

Aqui temos um livro mais simples, publicado pela Editora Europa totalmente em português para os fãs da casa de Krato e cia. Em PlayStation Arte temos 90 páginas cheias de ilustrações oficiais pegando todos os consoles (com exceção do recente PlayStation 5), oferecendo uma nostalgia bacaninha para quem é apaixonado pela série de consoles da Sony.




Street Fighter World Warrior Encyclopedia - Arcade Edition HC

Agora um lançamento mais recente, mais precisamente de julho de 2020. Essa enciclopédia traz resumos competentes de cada personagem da franquia Street Fighter, além de ilustrações exclusivas feitas pelos principais artistas da editora UDON. São 192 páginas e uma capa dura para nenhum fã botar defeito.




Muito Além Dos Videogames

Por último, mas não menos importante, temos o saudosista livro de Luiz Miguel Gianeli onde 26 crônicas são contadas por diversos autores, fãs de games retrô, que trazem memórias bacaninhas sobre um mundo a muito passado, com aventuras e sentimentos dignos da melhor locadora de games do seu bairro. Como dito na própria sinopse do livro: “Amizade, diversão, companheirismo, descobertas, risadas, bagunças, surpresas e muita nostalgia nos quartos e salas lotados de amigos ao redor de um videogame, nos esperados, ou “inesperados”, presentes de natal e aniversário, nas fantásticas locadoras, nas incríveis e coloridas páginas das revistas de videogame, nos cartuchos assoprados ou nos “perigosos” botecos cheios de máquinas de fliperama.”

Se cresceu nessa época de ouro, esse material é feito para você.



E aí? Curtiu as indicações? Se tiver alguma outra que não entrou nessa lista, deixe nos comentários, pois eu vou adorar conferir. Boas festas!