Super Mario agora para Smartphones

Por Jonas F. Cabral

Durante um evento de novidades da Apple nesta quarta-feira (7), Shigeru Miyamoto, principal criador de jogos da Nintendo, subiu ao palco para anunciar Super Mario Run, novo game da mascote da Nintendo que será lançado pela primeira vez em uma versão exclusiva para iOS da Apple.


No estilo “endless runner” (corrida infinita), o personagem corre automaticamente da esquerda para a direita, na tela. O jogador controla os saltos do protagonista e deve acumular o máximo de moedas em um tempo determinado, derrotar inimigos e chegar até o final da tela sem morrer. Quanto mais forte o pressionamento, maior o pulo, e a estratégia nos controles é fundamental para maximizar o resultado. Um modo de batalha, chamado Toad Rally, também coloca jogadores para competirem entre si via internet, lutando pelo maior número de posições e usando power-ups para melhorar a própria performance ou atrapalhar a do adversário. Um adesivo com a posição do oponente mostra seu caminho pelas fases e o que ele fez de diferente em sua corrida pelo cenário. O jogo será pago e "chegará primeiro na App Store" no final de 2016, o que indica que será lançado posteriormente para outros sistemas operacionais de smartphones.
De acordo com a Nintendo, os usuários de dispositivos de iOS poderão baixar e desfrutar de parte de Super Mario Run gratuitamente, enquanto o conteúdo completo estará disponível para compra por um preço ainda não revelado. Super Mario Run foi desenvolvido por Miyamoto em parceria com a produtora de games mobile DeNA, e estará disponível na App Store em dezembro, em mais de 100 países diferentes e em nove idiomas. Além disso, a Nintendo confirmou que planeja disponibilizar os títulos já anunciados para dispositivos móveis das séries Animal Crossing e Fire Emblem até o fim de março de 2017.
De acordo com Miyamoto, o título foi feito de forma dedicada aos dispositivos móveis, podendo ser jogado com uma única mão. Assim, afirma o criador, os usuários podem aproveitar a aventura no metrô ou no ônibus, enquanto se apoiam, sem que isso prejudique a performance nas partidas. Com lançamento marcado para o final do ano, a tempo da temporada de Natal. Datas, entretanto, não foram reveladas. A parceria da Nintendo com a Apple, entretanto, vai além apenas de um game exclusivo temporariamente. Apesar de não ser a primeira empreitada da empresa no mundo mobile, Super Mario Run é o primeiro jogo desenvolvido por ela para esse segmento. Antes dele, a Nintendo havia lançado apenas Miitomo, uma espécie de rede social onde os amigos podem se conhecer melhor, enquanto o todo poderoso Pokémon Go veio pelas mãos da Niantic, em parceria com a “Big N”.

Fontes: Canaltech, IGN