Por Que Final Fantasy é Mais Popular que Dragon Quest?


Para responder a essa pergunta, a EDGE procurou o produtor executivo de Dragon Quest, Yu Miyake, segundo ele:
“Ainda estamos tentando! [Risos] É um tema que temos pensando muito: a questão de porque Final Fantasy é mais popular que Dragon Quest no ocidente. Uma conclusão que nós chegamos é que é uma questão de timing histórico. Quando o Famicom saiu, Dragon Quest foi o jogo que todos estavam jogando. Mas quando o PlayStation foi lançado, Final Fantasy VII foi o jogo que todos estavam jogando. Assim, a fonte de nostalgia é diferente para ambos os grupos: no Japão é Dragon Quest, enquanto no exterior é Final Fantasy. A verdade é que se colocássemos muito esforço em localizar Dragon Quest no momento, provavelmente não haveria esse problema hoje. Eu provavelmente não deveria estar dizendo isso, mas nós meio que erramos quanto a isso.

Esforçamo-nos muito em Dragon Quest VIII. Trabalhamos um bocado sobre como criar um apelo fora do Japão. Usamos dublagem local, por exemplo. Colocamos várias coisas no menu de
design. Mas nós não queríamos desistir do elemento central que caracteriza Dragon Quest. O jogo teve vendas modestas no exterior, mas não chegou nem perto das vendas de Final Fantasy.

Uma coisa que se destaca: no Japão, o público-alvo de Dragon Quest é amplo. Ele varia de alunos de escola primária para pessoas com seus 50 anos. Agora, o estilo artístico de Akira Toriyama é cartunesco, e no Japão que é uma coisa super comum, não é visto como algo infantil. Mas fora do Japão, acho que há um grande estigma associado a esse tipo de estética. Agora, quando um adulto experimenta o jogo, ele vai descobrir que o assunto é realmente bastante maduro. No entanto, os jogadores ainda são deixados com essa desconexão entre como o jogo parece e como ele joga. Estamos tentando colocar muito esforço para promover no exterior os títulos que temos trabalhado - Dragon Quest Builders e Dragon Quest Heroes - a fim de preparar o terreno para Dragon Quest XI.”
Sobre a mudança de design de Final Fantasy comparada a de Dragon Quest, Yu Miyake responde. Enquanto Final Fantasy muda o padrão que pode desagradar os fãs, Dragon Quest mantém uma experiência tradicional, porém sem garantir que os jogadores estejam familiarizados com a fórmula.
“Em vez de mudar o jogo em si, nós nos concentramos em mudar a maneira como é jogado no mundo. Por exemplo, com Dragon Quest IX fizemos um jogo portátil, porque era assim que as pessoas estavam jogando jogos predominantemente naquela época. Dragon Quest X fizemos um jogo online. Então é assim que tentamos manter a série fresca. Na verdade, corremos o risco de afastar os fãs quando passamos de pixel-art para 3D com Dragon Quest VIII. E quando fizemos o décimo jogo, muitos jogadores reclamaram, dizendo que Dragon Quest nunca deveria ser um jogo online. Mas acontece que, em cada um desses casos, quando você começa a jogar o jogo, você ainda acha que tem a mesma sensação. Ainda é quintessencialmente Dragon Quest.”