Dark Horse deixa de publicar HQs de Buffy e Firefly

Longos anos passaram desde que o seriado Buffy - A Caça Vampiros terminou em sua 7ºTemporada e a Gangue Scooby saiu de Sunnydale para enfrentar as forças do mal ao redor do mundo nas historias em quadrinhos publicadas pela Dark Horse. Produzidas por diversos autores, inúmeros artistas, inclusive o próprio Joss Whedon, criador e produtor do seriado.


Foi justamente Whedon, em entrevista exclusiva ao CBR, que anunciou o final da parceria com a Dark Horse. Segundo ele, a Fox reclamou os direitos dos personagens de volta. O estúdio também retomou a propriedade de Firefly, outra criação de Whedon, cujos novos quadrinhos sairão pela BOOM! Studios. Isso não significa que possíveis futuras HQs de Buffy sairão por lá também, pelo contrário.
Entre diversos outros assuntos, Whedon deixou claro: tirar Buffy da Dark Horse foi decidido pela Fox. Portanto, a nova temporada em quadrinhos que está sendo lançada (a 12ª) será a última. E Whedon prometeu que este término será digno, algo que concluirá adequadamente os 20 anos de Buffy na editora.

   “Não será nada daquela coisa de matar todo o elenco que temos, mas admito que em determinado momento, isso foi cogitado”, afirmou aos risos na entrevista.

Não está claro ainda qual será o futuro da franquia nos quadrinhos. Whedon e a Fox estão preparando um reboot da marca com uma atriz negra como protagonista, indicando que nada, ou quase nada, desta fase anterior será utilizado. Fora isso, há a união entre Fox e Disney, que também envolve a Marvel. Portanto, é muito cedo para prever qualquer coisa.
Enquanto isso, é muito importante ressaltar que esta é a terceira grande franquia que a Dark Horse perde nos últimos anos, as duas primeiras foram Star Wars e Conan, ambas nas mãos da Marvel. Atualmente a editora está investindo em uma abordagem editorial próxima da Image Comics, ou seja, material autoral.
Até o fim do ano, quadrinhos da Buffy sairão normalmente pela editora, incluindo encadernados já previstos anteriormente. A partir do ano que vem as coisas serão diferentes.