Conheça o Microsoft Rewards

Informações sobre o programa de recompensas da Microsoft e saiba mais sobre as vantagens e desvantagens dele.

Foto: Divulgação/Microsoft

Por Juliano.

A Microsoft tinha um programa conhecido por Xbox Live Rewards, um programa que encerrou suas atividades em 31 de maio de 2018 e deu lugar ao Microsoft Rewards.

O programa gerou polêmicas porque durante o período de transição, os pontos entre os programas de recompensas foram transferidos e as pessoas que não estiveram atentas a esse fato perderam algumas vantagens, pois existia uma pontuação extra para usuários VIPs baseado em suas compras e atividades recentes. Na transição, essa pontuação VIP que turbinava os pontos foi perdida criando apenas uma transferência de pontos simples para o novo serviço, sem esse fator de correção.

Falar de passado não ajuda a entender o serviço oferecido hoje. O Microsoft Rewards é muito mais amplo quando comparado a seu antecessor. Compras de produtos Microsoft entre eles Xbox, Office e Skype são convertidas em pontos.

Como funciona?

Ao ingressar no programa Microsoft Rewards, o usuário tem dois níveis de status. No nível 1, no Brasil a cada 3 reais gastos o usuário recebe 1 ponto na plataforma. Quando o usuário chega em 500 pontos, ele atinge o nível 2 e cada 3 reais gastos equivalem a 10 pontos. A pontuação nível 2 sobe para o usuário com Xbox Live ativo, passando para 20 pontos a cada 3 reais.

As oportunidades para ganhar pontos não se limitam apenas às compras. Buscas no Windows 10 logadas na sua conta Microsoft usando o Bing garantem pontos, entretanto existe um limite de buscas por dia para a troca de pontos no programa.

Outra forma de ganhar esses pontos é jogando e cumprindo tarefas no aplicativo REWARDS, disponível no Xbox One e na loja Windows.

No aplicativo REWARDS, que roda no videogame da Microsoft ou no próprio Windows 10, o usuário do serviço pode ganhar entre 5 a 10 pontos por assistir vídeos no Mixer ou no YouTube. Existem recompensas que acumulam até 2500 pontos alugando ou comprando filmes pré-selecionados pela plataforma. Entrar na página de jogos recém-lançados e fazer atividades na Xbox Live, como participar de clubes, também garantem pontos. O REWARDS possibilita ganhar pontos para conquistas em jogos disponíveis no Game Pass, podendo acumular entre 200 a 600 pontos por desafio.

Como esses pontos são trocados em forma de uma recompensa?

A cereja do bolo do programa é trocar os pontos por recompensas. A cada 1750 pontos acumulados, eles podem ser trocados por 5 reais em Cartão Presente digital, 6800 pontos por um mês de assinatura Live Gold ou um mês de Game Pass. Ainda é possível trocar pontos em serviços do Skype, Microsoft Office 360 ou doações para as Olimpíadas, Paraolimpíadas e outras causas humanitárias.

Vantagens e desvantagens.

Minhas impressões sobre o programa até o momento são boas, em dois meses no Microsoft Rewards, resgatei um total de 10 reais em vale-presentes. O valor poderá ser gasto em até 60 dias para que eu possa escolher com calma como gastar esse bônus da empresa em algum jogo de minha preferência. 

Os jogos selecionados pelo Xbox Game Pass para gerar pontos no programa não são necessariamente os mais populares e as conquistas são um pouco chatas e demoradas de serem realizadas, apesar de serem relativamente simples. 

O programa oferece poucas vantagens para quem gasta na plataforma, em um cálculo simples é possível observar que um usuário nível 2 com Xbox Live ativado precisa desembolsar R$ 262,50 reais para ganhar R$ 5,00 em créditos apenas comprando jogos, ou seja, aproximadamente 1,9% do valor pago. Isso sem contar as assinaturas do Xbox Live e Game Pass. 

O Microsoft Rewards garante um pequeno crédito aos jogadores. O serviço disponibilizado pela empresa é interessante porque pode render um pequeno desconto na aquisição de outros jogos digitais, entretanto o serviço ainda precisa melhorar e as recompensas deveriam ser de 5% a 10% de desconto real, um valor normal praticado por qualquer comércio que quer cultivar seus clientes. Os valores e formas de conquistar os pontos são sempre revistos pela empresa e hoje a aquisição de pontos jogando é muito mais vantajosa do que comprando os produtos digitais. Os consumidores precisam ficar atentos para não comprar gato por lebre, apesar do serviço ser uma boa iniciativa,  ela ainda precisa de ajustes e as doações poderiam ser feitas automaticamente revertendo de 0,1% para 1 % do lucro da empresa em qualquer obra de caráter social.

Quer saber mais sobre o Microsof Rewards? Acesse o site pelo Bing.