quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Novo Selo focado em Mulheres e Minorias


No último sábado(10/08), no evento SP Fantástika, foi anunciada a criação do selo editorial Bast!, focado em publicar mulheres e minorias. E isso inclui quadrinhos. A iniciativa será capitaneada pela jornalista Flávia Gasi, a produtora gráfica Nami Teruya e a roteirista Rebeca Puig.


Explicaram que o material da Bast! sairá pela Jambô Editora:
         “Ela nos dará todo o apoio em termos operacionais, enquanto focamos na parte editorial. O selo nasceu do nosso amor não só por contar histórias, mas pela vontade de contar histórias diversas”.

A ideia é focar a linha editorial em autores que fujam do padrão normalmente encontrado em livrarias.
        “Acreditamos que políticas afirmativas de inclusão são essenciais para que o universo literário se torne cada vez mais forte e, também, mais interessante”, enfatiza Rebeca Puig.

       “Ainda há muita necessidade de dar voz a uma diversidade maior de autores. Os mercados geeks, em geral, mostram um crescimento de histórias diversas com o aumento de minorias em posição de decisão. Ou seja, é preciso criar esses espaços vindos de locais de minoria. A gente ama literatura, e queremos apoiar diversidade naquilo que amamos”, complementa Gasi.

O primeiro lançamento da Bast! será Navio Dragão(eu tenho #Bonas). Será uma edição revisada e ampliada da HQ independente da mineira Rebeca Prado em 2015. A obra trará o material já publicado da pequena, violenta e corajosa viking Lif, uma história inédita e também novas tiras do seu cãozinho companheiro, o Carne!
A edição terá aproximadamente 96 páginas e logo entrará em pré-venda. O lançamento deve acontecer na CCXP 2019. Este ano, Rebeca Prado(roteirista de gibis Turma da Mônica) ganhou o Troféu Angelo Agostini de Melhor fanzine, por Credo que delícia.
Segundo Flávia Gasi, os primeiros lançamentos da Bast! terão uma pré-venda um mês antes da CCXP, para garantir que quem não for ao evento tenha a oportunidade de receber o seu exemplar em casa. As obras chegarão a livrarias físicas e estarão à venda online na loja da editora Jambô e na Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário