GDEMU anuncia ODE para FM Towns

Foto: Divulgação/GDEMU

Por Jorge Miashike.

Através de seu site, GDEMU apresentou o protótipo de ODE (Optical Drive Emulator / Emulador de Drive Óptico) para FM Towns, não confundir com o DocBrown que é o ODE para o console FM Towns Marty.

O ODE é chamado de Grey Tower Wizard, ou apenas Wizard, a versão final não será muito diferente da versão protótipo da foto.

GDEMU relata que o ODE funciona perfeitamente na terceira geração do aparelho (gen 3), entretanto ele não sabe se o ODE funciona com todos os modelos de FM Towns, gen 1, 2 e 4, para isso ele pede que interessados em testar o ODE entrem em contato para que ele possa explicar como é a montagem da placa. Os outros modelos de FM Towns são:
  • gen 1MODEL 1 e MODEL 2
  • gen 21F, 2F, 1H, 2H
  • gen 310F, 20F, 40H, 80H
  • gen 4TOWNS2 CX
O GDEMU está interessado também em fotos dos modelos UX e UG, pois ele não sabe se são do tipo torre ou desktop que usam drives de CD.

A diferença do Wizard para o DocBrown é a não necessidade de remoção da unidade de CD-ROM, há espaço dentro do aparelho para encaixar o Wizard, entretanto não é possível utilizar o leitor de CD e o ODE ao mesmo tempo. Caso o usuário opte por usar a unidade de CD-ROM e o ODE, será preciso fazer uma adaptação que exige solda na PCB (Printed Circuit Board / Placa de Circuito Impresso) e na unidade de CD-ROM ou a troca dos conectores da unidade por conectores modernos.

Outro detalhe interessante no PCB do Wizard são dois suportes para baterias CR2430 e CR2450, são opcionais e podem ser usadas para substituir a bateria do FM Towns. Caso o usuário opte pela utilização deles, também há a necessidade de soldar quatro fios. A vantagem para quem usa o HDD, ou SCSI2SD, é que não haverá perda de configurações do HDD e de tempo.

Ainda não foram divulgadas informações sobre valor e data de pré-venda.

Fonte: GDEMU