Morre Albert Uderzo, cocriador de Asterix

Foto: Divulgação/asterix.com

Por Jorge Miashike.

Aos 92 anos, faleceu Albert Uderzo, cocriador de Asterix. A notícia foi anunciada pela família nesta terça-feira, dia 24 de março de 2020, em Neuilly-sur-Seine, França.

Segundo o genro de Uderzo, Bernard de Choisy: "Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco não relacionado ao coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas."

Filho de imigrantes italianos, Albert Uderzo nasceu em 25 de abril de 1927, num pequena cidade francesa chamada Fismes, a vinte quilômetros de Reims, na região conhecida como Champagne. Ele começou a desenhar histórias em quadrinhos aos 13 anos, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Albert Uderzo iniciou sua carreira numa pequena editora parisiense para aprender noções de perspectiva. Após a guerra, Uderzo começou a trabalhar com animação e posteriormente novamente com quadrinhos. 

Asterix foi criado por Albert Uderzo e René Goscinny em 1959, na Bélgica, para a revista Pilote. Em Asterix, Albert Uderzo era o desenhista das aventuras de Asterix, enquanto René Goscinny, cuidava dos roteiros. Uderzo continuou com as aventuras de Asterix após o falecimento do parceiro, que ocorreu 5 de novembro de 1977, até 2013, quando passou a criação das aventuras para as mãos do desenhista Didier Conrad e do roteirista Jean-Yves Ferri, com supervisão do próprio Albert Uderzo.

Em Asterix, as aventuras são protagonizadas pelo baixinho Asterix e seu gigante amigo Obelix, ambos estão sempre dispostos a defender sua aldeia contra os ataques do Império Romano. Para dar força aos valentes gauleses, Panoramix, o druida do vilarejo, prepara uma poção mágica que confere a quem a toma, força e resistência sobre-humanas, com exceção de Obelix que está proibido de tomá-la, pois quando criança caiu num caldeirão desta.

Em 2008, Albert Uderzo e Anne Goscinny, filha de René Goscinny, venderam os direitos de Asterix para a editora Hachette, a partir daí começou uma batalha legal entre Albert Uderzo e sua filha, Sylvie. De 2001 a 2006, Sylvie e seu marido, Bernard de Choisy, que trabalhavam para Albert Uderzo, receberam cerca de 2,1 milhões de euros. Ela não queria vender sua parte das ações e só o fez em 2011, e em abril daquele ano, Sylvie registra queixa acusando assessores de Albert de estarem manipulando-o por conta de sua fortuna. Apenas em 26 de setembro de 2014, pai e filha e fizeram as pazes.

Em 24 de outubro de 2019, foi lançado A filha de Vercingétorix, o trigésimo oitavo álbum de Asterix e Obelix, provavelmente o último, segundo declaração do próprio Albert Uderzo ao Le Parisien: "Não quero deixar Asterix em outras mãos depois do meu falecimento".

Além de Asterix, Albert Uderzo criou Zartan, Zidore, Arys Buyck, Prince Rollin entre outros personagens. Com René Goscinny criaram Jehan Pistolet (1952), Luc Junior (1952), Umpa-Pá (1958), no Brasil é escrito como Humpá-Pá também. A dupla trabalhou em La famille Cokalane (1961), Benjamin et Benjamine (1956) e fizeram outros trabalhos.

Desde a sua criação, Asterix já vendeu 380 milhões de exemplares pelo mundo e foi traduzido para 111 idiomas. Além de jogos de videogames, colecionáveis e adaptações para filmes live-action e animações, há um parque temático, o Parc Astérix, que fica em Chantilly, norte de Paris, França.

No Brasil, a Panini Comics irá publicar as aventuras de Asterix, a partir de março de 2020, entretanto sem maiores informações.