Conheça Darwyn Cooke

Darwyn Cooke na New York Comic Con 2008.
Foto: Divulgação/Wikipedia

Por Ricardo Syozi

Sabe o que é fácil? Encontrar uma boa pizza em São Paulo.
Sabe o que também é fácil? Identificar a arte única de Darwyn Cooke.

Nascido em 16 de novembro de 1962 no Canadá, o cara já realizou tudo o que dá na indústria de HQs: do roteiro às letras, muitos trabalhos foram feitos com um genuíno carinho e amor pela oitava arte. Cooke sempre disse que sua paixão nasceu ao ler uma edição de “O Espetacular Homem-Aranha #02”, o fazendo comprar canetas e papel no dia seguinte para começar a desenhar. Curiosamente, ele até tentou fazer faculdade, mas foi expulso.

The Spectacular Spider-Man #2 (1968)
Foto: Divulgação/Amazon

Seu primeiro trabalho pago e impresso foi para a DC Comics em 1985 em um gibi chamado “New Talents Showcase #19”, mas como o dinheiro pago era pouco para Cooke se sustentar, ele decidiu deixar a indústria e trabalhar com arte em outras áreas. Eventualmente acabou abrindo seu próprio estúdio de design gráfico. Só na década de 90 que entrou de vez para os quadrinhos no trabalho “Batman: Ego”. A partir daí, seu legado começou.

New Talents Showcase #19 (1985)
Foto: Divulgação/ComicOnlineFree
Batman: Ego (2000)
Foto: Divulgação/Amazon 

Darwyn Cooke fez muita coisa bacaninha, separei alguns de seus principais projetos:

Foto: Divulgação/Amazon
DC: The New Frontier
Lançado em 2004, as seis edições foram escritas e desenhadas por Cooke. A narrativa ocorre entre os anos 1945 e 1960 focando no declínio da chamada “golden age” e o início da “silver age”, colocando personagens icônicos como Superman e Mulher-Maravilha encontrando com nomes como The Flash e Lanterna Verde. Há referências e inspirações de muitos filmes da época, além de uma incrível mescla de temáticas como o movimento de direitos civis e a guerra da coréia.

Foto: Divulgação/Amazon

Mulher-Gato
Em 2002, ao lado de Ed Brubaker, Cooke repaginou a Mulher-Gato com várias histórias sobre crimes, novas-identidades, relacionamentos abusivos, entre outras. Novos personagens foram adicionados ao lore da personagem, além de toda uma nova mitologia ao redor de Selina Kyle tenha sido desenvolvido. Aqui no Brasil foi lançada uma compilação chamada “Mulher-Gato: Um crime perfeito”.
Foto: Divulgação/Amazon

Solo
Darwyn Cooke havia planejado lançar várias histórias curtas focadas no detetive Slam Bradley (de Mulher-Gato) como seu último trabalho para a indústria mainstream, porém outros projetos mudaram seus planos. De qualquer maneira, em 2005 ele lançou como parte da HQ “Solo” da DC Comics na edição de número 5. Cada história tem estilos diferentes tanto de arte quanto de narrativa. O trabalho ganhou o prêmio Eisner como “Melhor HQ de edição única”.
Infelizmente, Cooke lutou contra um câncer agressivo por muito tempo, e em maio de 2016, o artista perdeu a batalha e faleceu. Seu legado é muito maior do que seu nome, oferecendo inspiração a muitos outros artistas. Se você curte boas histórias e uma arte extraordinária, sugiro que vá conhecer o trabalho sensacional de Darwyn Cooke.