Looney Tunes Cartoons - Análise do primeiro episódio (Pest Coaster)

Por Ricardo Syozi

Foto: Divulgação/YouTube

Pernalonga e cia., um bando sapeca que adora tirar uma uns com os outros. Essa premissa era muito válida entre o fim da década de 1930 ao fim da década de 60, e quer saber? Ainda é.

A Time Warner anunciou há algum tempo a criação de um serviço de streaming para competir com gigantes como Netflix, Amazon e Disney. Sendo assim, a empresa juntou todas as suas grandes franquias como HBO, Warner, DC Comics etc, e vai lançar nos EUA o HBO MAX no próximo dia 27 de maio. É claro que com isso, conteúdo original e exclusivo precisa ser produzido. Foi assim que eles anunciaram uma nova série animada dos Looney Tunes, cerca de 80 episódios de 11 minutos.

Não é a primeira vez que a empresa faz algum reboot dos personagens, mas quase sempre eles tentam adicionar elementos contemporâneos, pouco respeitando o material-fonte ou o que a série tem de legado. No último dia 5 de maio, a WB Kids em seu canal no YouTube disponibilizou o primeiro dos curtas de forma gratuita. Você pode conferir abaixo:


Após assistir algumas vezes, posso dizer que esta nova série tem futuro. Suas qualidades começam com sua animação refinada, algo que sempre é um ponto alto da Warner, os personagens são caricatos, esbanjam personalidade e ainda possuem aquele “quê” de suas versões antigas.

A história coloca o Pernalonga encontrando sem querer um parque de diversões, lá ele decide aproveitar e acaba indo para a montanha-russa que é controlada pelo Eufrazino. Premissa simples, mas eficiente. As pegadinhas, explosões e piadinhas são no ponto certo. Há até menções modernas, mas que em nada extrapolam. Por exemplo: quando o Pernalonga tenta entrar no brinquedo, o Eufrazino mostra uma lista de coisas proibidas que vão desde a animais, bombas a liberais. Sim, liberais. Inicialmente podemos estranhar, mas lembrando quem é Eufrazino (um sulista americano), a piada faz todo o sentido.

A dublagem americana é a mesma de uma série de poucos anos atrás e funciona muito bem. Gostei muito que os episódios são curtos, não exigem tanto do seu tempo e dá aquela vontade de rever. Além disso, o desenho consegue agradar tanto a molecada quanto os fãs de longa data, isso ocorre por simplesmente respeitar cada momento passado e ainda dar aquela olhada para o futuro. Não há ofensas, piadas de mal gosto, tudo é muito simples, e talvez era o que faltava nas tentativas passadas.

Eu sou totalmente a favor de repaginação de produtos. Não gosto da ideia de deixar no passado desenhos, séries, filmes etc. Não me incomodo por ter novos elementos em reboots, mas sinto que também, de vez em quando, podemos mexer menos nas características e apenas atualizá-la para novas audiências. Foi isso o que a Warner fez com Looney Tunes Cartoons, e mal posso esperar para o que vem a seguir.