Novo firmware para o GDEMU, ODE para Dreamcast

Foto: Divulgação/GDEMU

Por Jorge Miashike

O desenvolvedor GDEMU prepara a versão 5.20.0 do firmware do GDEMU, ODE para Dreamcast, que possui alguns consertos (fix) para Skies of Arcadia e Resident Evil: Code Veronica, porém pode ocorrer alguns erros.

Esta nova versão do firmware só funciona com modelos GDEMU que possuem o novo bootloader melhorado instalado. Segundo o desenvolvedor, apenas os GDEMU que foram enviados em 2020 são compatíveis, logo nenhum outro enviado antes deste ano é. 

Para esses outros dispositivos, o desenvolvedor irá criar uma atualização de firmware para ser instalada antes, não há data de previsão para a entrega dele, logo não tente atualizar o novo firmware se o seu GDEMU foi enviado antes de 2020.

O fix em Skies of Arcadia e Resident Evil: Code Veronica conserta um slowdown que acontece no carregamento dos dados dos jogos que estão ligados a alguns bugs no código dos games, para isso é necessário que o GDEMU trabalhe mais lentamente. O firmware não afeta outros jogos. 

Caso essa solução não funcione, GDEMU pede para inserir um comando manualmente no INI:

read_limite = N

Onde o N é o valor entre 600 e 1250 (kB/s), ou 0 para desabilitar o limitador. O padrão é -1 que significa automático.

Pode haver alguns problemas na configuração escolhida como padrão pelo desenvolvedor, por exemplo, em Resident Evil: Code Veronica que trabalha em 60Hz, qualquer anormalidade, reporte ao GDEMU.

Para baixar o firmware, clique aqui.

Fonte: GDEMU