Resumo do PS5 Showcase

Por Jorge Miashike

Foto: Divulgação/PlayStation.Blog BR

Nesta quinta-feira, 11 de junho de 2020, foi realizada a apresentação do PlayStation 5 (PS5), aliás de dois aparelhos. Um deles terá unidade de Blu-ray Ultra HD e outra sem unidade de disco, chamada de Digital Edition. Ademais, ambos os aparelhos terão SSD ultrarrápido, controle sem fio DualSense e áudio 3D.


Muitos jogos foram apresentados e a seguir há breves descrições sobre cada um deles.

Horizon Forbidden West 
A continuação do game da Guerrilla Games continua a história de Aloy, desta vez ela vai em direção ao oeste em uma América do futuro enfrentando novas máquinas e ameaças. O trailer mostra um avanço gráfico em relação ao título anterior, Horizon Zero Dawn.


Marvel’s Spider-Man Miles Morales
Desta vez o protagonista da história é Miles Morales, o Homem-Aranha que surgiu nas páginas dos quadrinhos do Universo Ultimate. Produzido pela Insomniac Games e a Marvel Games, o novo jogo do Homem-Aranha irá aproveitar os recursos do novo console, prometendo maior agilidade ao viajar pela cidade de Nova Iorque, devido ao rápido carregamento do SSD e sentir a tensão do balançar das teias, socos, disparos de teia e explosões de veneno de Miles com o feedback tátil do DualSense. Lançamento para o final deste ano.


Ratchet & Clank: Rift Apart
A Insomniac Games promete neste jogo uma experiência diferente, ao permitir que o jogador possa desfrutar de rápidas viagens entre dimensões graças ao SSD do PS5. Com o uso do DualSense, o arsenal de Ratchet ganha mais vida, por conta dos efeitos táteis e disparadores adaptáveis dando maior imersão nos combates.


Demon’s Souls
O até então exclusivo jogo da FromSoftware para PlayStation 3, ganha um remake pelas mãos da Japan Studio e da Bluepoint Games. Haverá dois modos para o jogador escolher, gráficos em 4K ou optar por uma alta taxa de quadros.


Gran Turismo 7
O simulador de corrida da Polyphony Digital traz de volta o GT Simulation Mode, ademais parece ser mais do mesmo com o uso dos recursos do PS5.


Sackboy A Big Adventure
A Sumo Digital promete uma imersão neste jogo de aventura graças aos recursos do DualSense. Haverá dois modos de jogo, para um jogador e multiplayer para até quatro jogadores simultaneamente.


Returnal
Jogo de tiro da Housemarque, onde a câmera intercala as visões em primeira e terceira pessoa, a protagonista luta pela sua sobrevivência em um planeta hostil que muda a cada morte sua. 


Destruction All Stars
Neste game da Lucid Games a meta é destruir o maior número de carros possível.


Astro’s Playroom
Jogo de aventura da Japan Studio que estará gratuito e disponível no lançamento do PS5. Um game para apresentar os recursos do novo aparelho.


Jogos de distribuidoras parceiras PlayStation.

Grand Theft Auto V Grand Theft Auto Online
O jogo da Rockstar Games chegará no segundo trimestre de 2021 para o PS5 e terá melhorias técnicas e visuais para aproveitar todos os recursos do novo console. Grand Theft Auto Online continuará no PS5 e estará disponível para os jogadores durantes os três primeiros meses. Necessita de assinatura PlayStation Plus.


Ghostwire: Tokyo
Produzido por Shinji Mikami junto a Tango Gameworks e publicado pela Bethesda Softworks, Ghostwire: Tokyo é um jogo de ação em primeira pessoa com toques sobrenaturais e envolve exploração em ruas repletas de espíritos. O lançamento está programado para 2021.


Godfall
Neste jogo da Counterplay Games, você encarna o último dos cavaleiros valorianos, guerreiros mitológicos que usam armaduras lendárias chamadas de Valorplates que conferem ao usuário grandes poderes. Aparentemente trata-se de um hack and slash. Programado para o final deste ano.


Project Athia
Jogo desenvolvido pela Luminous Productions e publicado pela Square Enix traz uma personagem com poderes sobre as plantas e exploração de um mundo hostil.


Hitman 3
A IO Interactive traz a conclusão da trilogia World of Assassination colocando o jogador no papel do Agent 47. Lançamento programado para janeiro de 2021.


NBA 2K21
Jogo da 2K Sports ainda em desenvolvimento.


Deathloop
Desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks, trata-se de um game de tiro em primeira pessoa onde o personagem Colt está preso num laço temporal e revive o mesmo dia várias vezes. Seu objetivo é sair da ilha de Blackreef e para isso terá de executar oito alvos, incluindo sua arqui-inimiga, Julianna Blake.


Resident Evil Village
O oitavo capítulo da famosa franquia da Capcom mantém a proposta de Resident Evil 7 com o jogo sendo em primeira pessoa, mas com foco maior no combate e exploração de um misterioso vilarejo. Lançamento programado para 2021.


Pragmata
A Capcom nos brinda com um trailer enigmático onde um sujeito com uma roupa semelhante à de um astronauta interage com uma garotinha que talvez seja uma androide. De repente um satélite está caindo sobre a cidade. Previsão de lançamento em 2022.


Os jogos independentes também deram as caras no evento.

Bugsnax
Game da Young Horses, dos mesmos criadores de Octodad, o objetivo do jogo é explorar uma ilha misteriosa, Snacktooth, lar de criaturas metade inseto e metade alimento.


Goodbye Volcano High
Título da Ko_op, trata-se de um jogo narrativo e cinemático que fala sobre o amor, amizade e autorrealização durante os últimos dias da civilização. Goodbye Volcano High será lançado em 2021.


Jett: The Far Shore
Jogo de ação e aventura da Superbrothers e Pine Scented, nele você parte em viagem estelar com destino a um planeta oceânico. Chegando lá, é necessário explorar este novo mundo. Lançamento programado para o final deste ano.


Kena: Bridge of the Spirits
Game de ação e aventura da Ember Lab com uma história que envolve exploração, descoberta e combates em um clima de sopro selvagem. Lançamento no final deste ano.


Little Devil Inside
Da desenvolvedora Neostream Interactive, neste título que se passa em uma era semelhante à vitoriana, o jogador deve obter itens e informações para seu cliente.


Oddworld: Soulstorm
Game da desenvolvedora Oddworld Inhabitants que dá continuidade à série trazendo novas e inteligentes mecânicas de jogo para a solução de quebra-cabeças.


The Pathless
Desenvolvido pela Giant Squid, a mesma de Abzû, e publicado pela Annapurna Interactive, neste jogo os personagens são um arqueiro e uma água que viajam para uma ilha mística para reverter uma maldição.


Stray
Da desenvolvedora BlueTwelve Studio e distribuído pela Annapurna Interactive, o game se passa numa cidade futurística e fala sobre a amizade entre uma gatinha e um drone senciente, o objetivo é ajudar a gatinha a encontrar o caminho de volta para casa.


Solar Ash
Game desenvolvido pela Heart Machine, criadora do jogo Hyper Light Drifter, e publicado pela Annapurna Interactive, o título é de mundo aberto e envolve muita exploração. O lançamento está programado para 2021.