Criadores abandonam live-action de Avatar da Netflix

Por Jonas F. Cabral

Apesar de ter terminado há 12 anos, Avatar: A Lenda de Aang continua muito popular entre os fãs, que nunca conseguiram esquecer as aventuras de Aang e seus amigos. Uma prova da força da série é a produção de uma adaptação em longa-metragem da história em live-action, feita pela Netflix. Mas hoje os criadores da animação anunciaram que abandonaram o novo projeto.

Foto: Divulgação/Nickelodeon

Em seu Instagram, Bryan Konietzko comunicou que tanto ele quanto Michael DiMartino, criadores do desenho, não estarão mais envolvidos em nenhuma instância com a produção da série em live-action.

Fugindo da justificativa padrão de “diferenças criativas” com a Netflix, Konietzko explicou a decisão de abandonar o projeto:

“Esta foi provavelmente a decisão mais difícil que eu já fiz, mas não há um pingo de dúvida na minha mente de que essa foi a escolha correta. Quando a Netflix me colocou à bordo para comandar essa série junto com Mike [DiMartino] há dois anos, eles fizeram publicamente a promessa de apoiarem nossa visão. Infelizmente, eles não cumpriram a promessa. Embora eu estivesse trabalhando com algumas pessoas incríveis, tanto do lado da Netflix quanto do nosso pequeno time, o tratamento geral que o projeto recebeu foi o de um ambiente muito negativo e sem apoio.

Para ser claro, não era uma simples questão de fazer do nosso jeito. Mike e eu somos pessoas colaborativas, não precisamos que todas as ideias venham de nós. Contanto que nós sintamos que essas ideias estejam em alinhadas com o espírito e a integridade de Avatar, nós as abraçaríamos alegremente. Contudo, no fim das contas passamos a acreditar que não seríamos capazes de guiar significativamente a direção da série.”

Na mesma postagem, Konietzko escreveu que, embora esteja desapontado sobre como as coisas aconteceram, ele é grato pela oportunidade que teve e torce para que os membros da equipe que continuaram no projeto possam fazer um bom trabalho:

“Espero que eles tenham a chance de fazerem o melhor trabalho possível com a série. Talvez a equipe que permaneceu ainda possa ser capaz de fazer algo que tanto os fãs do original quanto o novo público possam aproveitar.”

Em uma publicação direcionada aos fãs, Michael DiMartino disse que, neste ramo, projetos e planos mudam o tempo todo, mas que assim como um nômade do ar, ele tenta se adaptar, deixar as falhas para trás e seguir em frente. Ele escreveu:

“E quem sabe? A adaptação com atores de Avatar tem potencial para ser boa. Pode acabar se tornando uma série que muitos de vocês podem acabar gostando. Mas o que eu posso ter certeza é que, independente da versão que vá para as telas, ela não será o que eu e Bryan planejamos ou tínhamos a intenção de fazer.”

A declaração da Netflix foi feita por meio de um porta-voz e compartilhada pela Variety. No texto, a gigante do streaming diz respeitar e admirar a dupla por trás da série original mas que ainda está confiante quanto à adaptação.

“Temos total respeito e admiração por Michael e Bryan e pela história que eles criaram na série de animação Avatar. Embora eles tenham optado por sair do projeto live-action, estamos confiantes na nossa equipe criativa e na nova adaptação.”

Na internet, os fãs estão indignados com a situação e lamentam que a Netflix vá prosseguir com o projeto sem o envolvimento de Konietzko e DiMartino.

Independente do comunicado feito pela Netflix, a empresa certamente vai precisar de muito mais para adquirir a confiança do público a partir de agora.

A adaptação da Netflix de Avatar: A Lenda de Aang ainda não tem nenhuma previsão de estreia, tampouco de início das filmagens.

Nota do editor: Em 2010, Avatar ganhou uma versão live-action para cinema intitulada O Último Mestre do Ar (The Last Airbender) com direção e roteiro de M. Night Shyamalan.