Arrowverse muda de nome

Por Jonas F. Cabral

Revisado por Jorge Miashike em 05/09/2020 às 12:02.

Com o final da série Arrow, o canal CW achou que seria uma boa dar um novo nome ao seu Arrowverse, ou Arrowverso, de séries, mas a escolha não foi bem recebida pelos fãs.

Foto: Divulgação/The CW

O conceito de Arrowverse surgiu quando a série do Arqueiro Verde ganhou seu primeiro spin-off, The Flash. Desde então, várias outras séries passaram a integrar esse universo e interagir através de vários crossovers.

Em um trailer recente sobre as atrações, o canal parece ter resolvido rebatizar a franquia como “CWverse”, o que não agradou nem um pouco aos fãs.

Alguns chegam a considerar injusto, já que algumas das séries como Supergirl e Stargirl não são exclusivas do canal e nem começaram a ser exibidas inicialmente nele, tendo suas origens em outros canais e plataformas, como o DC Universe.

O nome Arrowverse não foi uma invenção da CW, dos produtores das séries, ou mesmo da DC. Inicialmente, quando só existiam Arrow e The Flash os fãs começaram a chamar o coletivo de “Flarrowverse”, que logo evoluiu para “Arrowverse” e todos acabaram se adaptando e gostando da ideia.

O nome vem pelo fato de que a primeira dessas séries foi Arrow, e depois foi seguido por The Flash, Legends of Tomorrow, Supergirl e Batwoman.

As séries se passam em um universo compartilhado em que frequentemente acontecem eventos crossover. Os primeiros deles envolviam apenas duas séries, geralmente Arrow e The Flash, mas todo o Arrowverse passou a participar a partir de Crise na Terra-X, ocorrido em 2017/18. Desde então, foram produzidos Elseworlds e Crise nas Infinitas Terras.

O Arrowverse também é famoso por participações especiais ou recorrentes de atores das séries e filmes antigos envolvendo personagens da DC, como Constantine, Supergirl, Smallville, Lois & Clark e a série do Flash da década de 90. Outras produções atuais, como a série do Raio Negro, também acabam participando dos eventos.

O Arrowverse frequentemente adapta arcos clássicos dos quadrinhos, sempre com uma visão relativamente realista da história e de alguns personagens.