O que esperar da animação de Batman: O Longo Dia das Bruxas?

Por Ricardo Syozi

Foto: Divulgação/Warner Bros. Animation/DC/Warner Bros. Home Entertainment

No último dia 06 de Abril foi divulgado o primeiro trailer da próxima animação da DC Universe, mas dessa vez não é qualquer adaptação de quadrinhos, trata-se de uma das mais aclamadas histórias tanto por crítica quanto pelo público que a DC Comics já lançou.

Batman: The Long Halloween (ou O Longo Dia das Bruxas em terras tupiniquins) será dividido em duas partes assim como foi com O Cavaleiro das Trevas e a Morte do Superman. Isso faz sentido já que o longa será uma adaptação de uma HQ de 13 volumes, são arcos incríveis e um desenvolvimento de personagens pouco visto previamente. A história se desenrola durante um ano inteiro com o trio de heróis formado por Batman, Harvey Dent e James Gordon, enquanto caçam a máfia da família Falcone e enfrentam um terrível serial killer chamado de “Holiday Killer” (o Assassino do Feriado).

Mas o que o fã pode esperar desse filme?

Como várias adaptações lançadas pela empresa nos últimos anos, não me surpreenderia se algumas liberdades criativas forem tomadas. Isso pode ser algo horroroso como o que ocorreu em A Piada Mortal, ou algo interessante como visto em A Nova Fronteira. Em Batman: O Longo Dia das Bruxas, o relacionamento e o equilíbrio entre os três heróis mostrando suas qualidades e defeitos é muito bem explorado, fazendo com que a busca pelo assassino seja mais um fator de reação para tudo isso. De cara acredito que é imprescindível manter essa dinâmica, sem acrescentar muitos elementos externos.

Por outro lado, estamos falando de dois filmes de cerca de 90 minutos, ou seja, muita coisa das páginas das 13 edições terá que ser comprimida em favor de uma estrutura mais interessante para o formato. Elementos de ação, por exemplo, terão um grande espaço, já que é uma marca de desenhos modernos e mais adultos. Sem tomar liberdades ficaria impossível amarrar toda a trama, então espero presenciar novidades que poderão me distanciar da amada história do Homem-Morcego (uma de minhas favoritas).

A dublagem americana vai possuir nomes incríveis como Josh Duhamel como Harvey Dent, Troy Baker como Coringa, Amy Landecker como Barbara Gordon, e Jensen Ackles como Batman. Falando nisso, essa é uma marca que a DC Universe nunca deixou o fã na mão. O roteiro está nas mãos de Tim Sheridan que trabalhou em Superman: O Homem do Amanhã, em três episódios de Transformers: War for Cybertron, e está escrevendo episódios do novo Masters of Universe: Revelation. A direção está a cargo de Chris Palmer, que dirigiu o recente Voltron. Sendo assim, podemos acreditar que o longa está em boas mãos.

A primeira parte de Batman: O Longo Dia das Bruxas será lançada no meio do ano, sua sequência poucos meses depois. Pode esperar porque vai ter crítica aqui no DGDC.