Cobertura BGS 2019: Xbox, PlayStation e Nintendo - #BGS2019

Confira a cobertura do DGDC nos estandes Xbox, PlayStation e Nintendo na BGS 2019.


A Brasil Game Show (BGS) 2019 aconteceu entre os dias 9 e 13 de outubro na Expo Center Norte, contando com diversas empresas do segmento de jogos eletrônicos, tais como Sony, Epic Games, Microsoft e Nintendo, e também teve a presença de ilustres personalidades da indústria: Hidetaka Miyazaki, John Romero, Yoshinori Ono, Shota Nakama entre outros. Abaixo você confere nossas impressões sobre os estandes da Xbox, PlayStation e Nintendo. Contribuíram para este texto nossos redatores Rafa Mad e Revs TV. Masato Huehara fez a edição dos vídeos de nossa cobertura nos estandes PlayStation e Nintendo.

Xbox
A impressão que tivemos é que o estande da Xbox estava maior em relação à do ano passado, pois mesmo nos dias mais cheios era possível circular por ele com relativa tranquilidade, mesmo estando apinhado de gente. Havia um palco onde competições de diversos games e apresentações eram realizadas, foi instalada ali perto uma espécie de caixa de vidro onde alguns participantes eram banhados por uma gosma verde. 


Dentro do estande havia diversas estações com muitos jogos disponíveis na Xbox Game Pass, um bom número de títulos não lançados que pudemos conferir, uma loja da Xbox Official Gear, ou seja, apenas vestuário. Algo que gostamos muito do estande foram as pessoas que estavam lá trabalhando, todas muito simpáticas, atenciosas e principalmente bem informadas, tivemos poucas dúvidas e todas devidamente esclarecidas. Abaixo estão alguns games que testamos no estande com breves comentários.

Battletoads - Desenvolvido pela DLALA e Rare. Totalmente remodelado para a geração atual, Battletoads apresenta gráficos cartunescos e pudemos conferir duas fases, a primeira é briga de rua (beat 'em up) total, com diversos golpes e combinações disponíveis a serem executadas que fará o jogador explorar qual a melhor sequência para derrotar seus oponentes, aparentemente não há diferença de poder entre os três personagens, no final da fase encontramos um chefe, este estágio é relativamente tranquilo e serve para apresentar a mecânica do jogo. A segunda fase achamos bastante complicada, uma versão da terrível Turbo Tunnel em uma versão rail, inúmeras foram as vezes que morremos caindo nos buracos e avançamos pouco mais da metade do estágio, esta tela exigirá muito treino dos jogadores. Ainda não há data de lançamento divulgada e será exclusivo do Xbox One.


Ori and the Will of the Wisps - O jogo da Moon Studios já esteve presente na BGS do ano passado, não é possível afirmar se houve mudanças em relação a demo de 2018, porém, tendo em vista que o jogo sairá em 11 de fevereiro de 2020, acreditamos que não haverá bruscas alterações. O game em si em muito se assemelha a Ori and the Blind Forest de 2015, o que é um bom sinal, pois mantém a jogabilidade do título original. Battletoads será lançado para Xbox One e PC (Windows).


Dragon Ball Z: Kakarot - O novo título da série Dragon Ball desenvolvido pela Bandai Namco Entertainment é um RPG de ação, como relatou nosso redator Rafa Mad, é o que a série Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi, lançado no PlayStation 2, deveria ter sido, pois na época não havia tecnologia suficiente para deixá-lo com esse acabamento. Em Dragon Ball Z: Kakarot temos um mundo vasto para explorar e encontrar diversos personagens da série de mangá pelo caminho. Achamos um título bastante divertido. A data de lançamento prevista é 16 de janeiro de 2020, para Xbox One, PlayStation 4 e PC (Windows).


Project Resistance - Uma demo que não esperávamos na feira, tendo em vista que Project Resistance foi anunciado em meados de agosto e setembro deste ano. O novo título da franquia Resident Evil traz uma abordagem que parece misturar dois jogos já lançados anteriormente, Resident Evil: Outbreak e Resident Evil: Operation Racoon City, ou seja, no game temos quatro personagens, cada um com habilidades específicas e poucas customizações, que precisam completar missões num tempo específico, uma vez que cada missão é cumprida, os personagens podem recarregar suas munições, obter itens para recuperar energia entre outras coisas antes de começar uma nova etapa. Na demonstração não identificamos nenhum personagem já conhecido da série, apenas os inimigos, tais como os zombie dog, Licker e Mr. X. Project Resistance tem foco no modo multiplayer e ainda não há data de lançamento programada. O jogo é divertido, mas ainda não possui personalidade própria.


Lista de jogos que estavam disponíveis para testes: Bleeding Edge, Dragon Ball Z: Kakarot, Starlit Adventures, Spaceline Crew, Blazing Chrome, Aritana II: Twin Masks, Wolfenstein II: The New Colossus, Age of Empires II: Definitive Edition, Wasteland 3, Metro Exodus, Ori and the Will of the Wisps, Battletoads, Project Resistance, Dragon Ball Z: Kakarot, Ape Out, Dead Cells, Devil May Cry 5, PES 2020, Fortnite, Gears 5, NBA 2k20, EA Sports UFC 3, Borderlands 3, Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint, Minecraft Dungeons, Bloodstained: Ritual of the Night, Sea of Thieves e Supermarket Shriek.

Nintendo
Desde 2012 a Nintendo não participava de uma edição da Brasil Game Show, indiretamente a empresa japonesa esteve presente com Mario + Rabbids Kingdom Battle na BGS 2017, em 2018 a Nintendo patrocinou a Cosplay Zone, onde tivemos a agradabilíssima presença de Charles Martinet e em uma sala reservada apenas à imprensa, houve a apresentação de alguns jogos para Nintendo Switch e também o lançamento dos cartões pré-pagos para o aparelho híbrido da Big N. Este ano, a Nintendo trouxe um estande grande, com locais para os visitantes tirarem fotos, diversas estações com jogos já disponíveis para o Nintendo Switch, tais como Super Mario Party, Super Smash Bros. Ultimate, Super Mario Kart 8 Deluxe e o recém-lançado The Legend of Zelda: Link's Awakening. Um brinde disponível no estande era um pôster deste jogo. As pessoas que trabalharam no estande foram bastante atenciosas e tiraram nossas dúvidas prontamente.


Com certeza a nossa atenção estava voltada para o Luigi's Mansion 3, que sairá em 31 de outubro próximo, havia uma região toda isolada para impedir que fotos ou filmagens de visitantes fora deste local fossem feitas, na demonstração pudemos jogar uma fase inteira, inclusive lutar contra um chefe. O jogo é bastante divertido, pois mantém a jogabilidade dos títulos anteriores e acrescenta elementos novos para a resolução de quebra-cabeças, sem dúvida alguma será um game obrigatório na biblioteca de quem possui o aparelho.

Lista de jogos que estavam disponíveis para testes: Super Smash Bros. Ultimate, The Legend of Zelda: Link's Awakening, Luigi's Mansion 3, Super Mario Maker 2, Super Mario Kart 8 Deluxe e New Super Mario Bros. U Deluxe.

PlayStation
Houve alguns problemas com o estande da PlayStation nesta edição da BGS 2019, a falta de comunicação entre as pessoas que trabalharam no estande foi algo decepcionante, para responder uma dúvida do que poderíamos cobrir, tirar fotos ou filmar, tivemos que perguntar para quatro pessoas e não obtivemos uma resposta, optamos por apenas relatar o que vimos, pois havia um claro aviso de que era proibido filmar e fotografar e não conseguimos testar game algum.


Desde o ano passado, a empresa optou pelo sistema de agendamento através do aplicativo para celular chamado Experiência PlayStation, em determinada hora do dia, o visitante teria de agendar a hora que gostaria de testar algum título disponível no estande, a ideia é interessante para evitar filas, entretanto, na hora marcada para a abertura de inscrições, todas as limitadas vagas já estavam preenchidas, isso em todos os dias de feira, mesmo para quem era de imprensa, não havia a possibilidade de testar os jogos sem o agendamento. Gostaríamos de relatar nossas experiências com os jogos Nioh 2, Predator: Hunting Grounds, Marvel's Avengers, Marvel's Iron Man VR entre outros, mas o que temos pra falar é que no estande havia uma loja com vestuário, aparelhos e games PlayStation 4 e uma taça da Champions League.

Lista de jogos que estavam disponíveis para testes: Dreams, FIFA 20, ReadySet Heroes, Predator: Hunting Grounds, MediEvil, Uncharted: The Nathan Drake Collection, Ratchet & Clank, Grand Turismo Sport, God of War, Final Fantasy VII Remake, Monster Hunter World: Iceborne, Marvel's Avengers, Concrete Genie, Nioh 2, Infamous Second Son, Bloodborne, Call of Duty: Modern Warfare e Marvel's Iron Man VR.

O DGDC é parceiro do Video Game Data Base (VGDB) e fizemos diversos vídeos juntos e vocês podem conferir no canal no YouTube do VGDB. Queremos agradecer a Rosa Arrais Comunicação por possibilitar que o DGDC comparecesse em mais um ano de Brasil Game Show.