Governo Federal investira na Industria Gamer Brasileira

A indústria nacional de jogos deverá receber mais investimentos em breve. O Ministério da Cultura (MinC) separou R$ 100 milhões para fomentar o segmento por meio de uma política nacional. A informação foi dada pelo ministro Sérgio Sá Leitão, durante a Game XP.


A intenção da pasta é aumentar a produção de jogos e conteúdo nas realidades virtual e aumentada. Entre os destinos da verba, estão a formação de profissionais, a ampliação da infraestrutura e de empresas, além da criação de eventos relacionados ao mundo gamer.
Outro objetivo da iniciativa é oferecer mais diversidade no setor, coo medidas para aumentar a igualdade de gênero. Em alguns exemplos de editais, já existe uma necessidade de 50% dos projetos premiados serem feitos por mulheres.
Conforme mostrou o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, as trabalhadoras da área ainda representam somente 20,7% do total no segmento. Os números serviram de base para a medida do MinC.
A pasta também desenvolveu um grupo de trabalho no Conselho Superior de Cinema, devido ao governo considerar os games como produtos audiovisuais. O programa pretende transformar os incentivos na área como “uma política de Estado, não de governo”, a fim de estabelecer uma continuidade para o futuro.

Fonte: Folha