Homem de Ferro referenciava X-Men

Não sabemos se o Homem-Aranha ainda faz parte do Universo Cinematográfico Marvel e Kevin Feige afirmou que os X-Men estarão chegando em breve. Mas a ideia de trazê-los para os filmes já existia há muito tempo.


Durante a premiação Saturn Awards, o presidente da Marvel Studios revelou uma cena pós-crédito alternativa que foi deletada de Homem de Ferro, o primeiro filme da franquia. Aparentemente, a sequência contém referências aos X-Men e ao Homem-Aranha.
Na cena, Nick Fury(Samuel L. Jackson) aparece falando com Tony Stark(Robert Downey Jr.) sobre a iniciativa de começar o Projeto Vingadores, assim como aconteceu no pós-crédito original, porém, com uma pequena diferença.

    "Como se acidentes com raio gama, picada de insetos radioativos e mutantes variados não fossem o suficiente, eu tenho que lidar com um garoto mimado que não brinca direito com os outros e quer manter todos os brinquedos para si próprio"

Este diálogo sugere que, desde o início, a Marvel tinha interesse em ter Homem-Aranha e X-Men em seu UCM. Embora Tom Holland tenha aparecido como Homem-Aranha em alguns filmes, a Marvel e a Sony, atual proprietária do Homem-Aranha, não entraram em acordo sobre os direitos do personagem.
Em relação a X-Men, a Disney adquiriu o direito à franquia após comprar a maioria dos ativos de entretenimento da Fox. Apesar de existir a possibilidade dos mutantes se unirem aos Vingadores, por enquanto ainda não há planos para que os X-Men se tornem parte do famoso universo da Marvel nos cinemas. 

O próximo lançamento do UCM será Viúva Negra, com estreia marcada para 30 de abril de 2020.