2020 - Japão Submerso - Crítica

Por Jorge Miashike

Foto: Divulgação/Netflix

2020 - Japão Submerso (Nihon Chinbotsu 2020) é um ONA (Original Net Animation/Animação Original para Internet) de dez capítulos lançado este ano, 2020, e está disponível na Netflix. Ele é dirigido por Masaaki Yuasa (Devilman Crybaby) e Pyeonggang Heo, com roteiro de Toshio Yoshitaka (Dragon Ball Super) e trilha sonora de Kensuke Ushio (Devilman Crybaby).

O tema de abertura do anime, a life, tem composição de Ryuichi Sakamoto, do excelente Furyo, em Nome da Honra (Merry Christmas, Mr. Lawrence, 1983), e letras de Taeko Oonuki. O design de personagens ficou a cargo de Naoya Wada (Memórias de Marnie).

2020 - Japão Submerso é baseado num livro chamado Nihon Chinbotsu, publicado em 1973 e escrito por Sakyo Komatsu. A obra teve outras adaptações para cinema, séries para televisão e mangás.

A história de 2020 - Japão Submerso narra os acontecimentos de um grande terremoto que atinge o Japão e outros países, porém a história é focada no arquipélago japonês. Tamanho é o desastre que acontece no país que ele começa a afundar. Para acompanhar o desenrolar dessa tragédia, acompanhamos a tentativa de sobrevivência da família Mutoh.

A família Mutoh é composta de quatro membros: pai (Kouichirou), mãe (Mari), um menino (Gou) e uma menina (Ayumu). Por conta dos assuntos cotidianos de cada um, eles estavam separados, após o enorme abalo sísmico, a primeira luta deles é se reunirem, após isso eles partem em jornada para encontrar locais seguros com outros sobreviventes através do Japão.

Essa aventura na Terra do Sol Nascente é repleta de tragédias, pois reabre feridas que estavam cicatrizadas desde os tempos de Segunda Guerra Mundial, expõe o racismo que alguns japoneses possuem contra estrangeiros, Mari é filipina, portanto Gou e Ayumu são mestiços, e questões como o fanatismo religioso, assédio e machismo também são abordados na animação.

Em meio ao caos, algumas pessoas mostram seu lado mais perverso por conta da ausência de autoridades, porém diversas pessoas surgem no caminho da família Mutoh para ajudarem uns aos outros a superarem os mais diversos obstáculos que aparecem pelo caminho.

A animação apresentada pelo estúdio Sciense Saru não é bonita, o traço lembra vagamente o estúdio Pierrot (Yu Yu Hakusho, Ninku), mas é compensada com boas cenas de ação, pois consegue expressar bem a tragédia do que seria um terremoto de grandes proporções.

Há inúmeras situações absurdas, por exemplo, o uso de um veículo militar e o resgate de uma pessoa paralisada. Mas o único grande defeito que encontrei foi em um episódio onde a família precisa se livrar de uma corda que prende o barco, a solução encontrada na animação foi alguém mergulhar para se livrar do enrosco, por que não utilizaram as hélices do motor ligado para cortar a corda?

Em nível de curiosidade, há estudos que apontam um grande terremoto que acontecerá em Tóquio até o ano de 2050, esse dia é chamado de Dia X (Xデー), pois a grande dúvida não é se vai acontecer, mas sim quando. O último grande terremoto no Japão aconteceu em Tóquio em 1923 e foi de magnitude 7.3 na Escala Richter.

2020 - Japão Submerso é um anime que mostra que o Japão não é apenas um conjunto de ilhas, o Japão é o seu povo e sua cultura, e embora a animação seja trágica, ela fala da importância da família e confiança nas pessoas. A mensagem do anime é de esperança, o país se recuperou após o fim da Segunda Guerra Mundial, no anime 2020 - Japão Submerso temos a família Mutoh como agente de superação de grandes tragédias.